Programa de Educación Integral (Proei) en Bahia
un Estudio de Caso en la Ciudad de Juazeiro
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e50870Palabras clave:
educación en tiempo integral; educación integral; exámenes y resultados.Resumen
Este artículo resulta de una investigación sobre el Programa de Educación Integral en una institución escolar secundaria, en la ciudad de Juazeiro, cuyo propósito fue comprender cómo sucede la educación en tiempo integral para averiguar aserciones, posibilidades y desafíos. Para ello, fueron consultados Cavaliere (2010); Manacorda (2017); Teixeira (1959); Yus (2002), entre otros. Se trata de un estudio de caso en un abordaje cualitativo utilizando análisis documental, observación sistemática y asistemática, entrevistas semiestructuradas con profesores y cuestionarios con alumnos del último año de secundaria en tiempo integral, durante treinta días, de febrero a marzo de 2020. Los resultados revelan las contradicciones entre concepciones de educación integral y el Programa, una estructura física que no contribuye para clases con vivencias prácticas y una política educativa con metas que pretenden mejores resultados en exámenes.
Citas
ARROYO, Miguel. O direito a tempo-espaços de um justo e digno viver. In: MOLL, Jaqueline (Org.). Caminhos para a educação integral no Brasil: direito a outro tempo e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 33-45.
BAHIA. Programa de Educação Integral (Proei): da ampliação do tempo e do currículo escolar, a formação humana integral. Superintendência da Educação Básica – SUDEB. Secretaria da Educação. Salvador, 2014. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2016/08/proei-versao-preliminar-1.pdf. Acesso em: 28 set. 2021.
BAHIA. Lei Estadual n.º 13.559, de 11 de maio de 2016. Aprova o Plano Estadual de Educação (PEE-BA 2016-2026). Diário Oficial do Estado, BA, n. 21.932, p. 1-7, 2016. Disponível em: http://dcrb.educacao.ba.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/Lei-13559.2016-Plano-Estadual-de-Educac%CC%A7a%CC%83o-BA.pdf. Acesso em: 28 set. 2021.
BAHIA. Documento Orientador da Jornada Pedagógica 2020: educação integral em tempo integral. Secretaria da Educação. Bahia, Salvador, 2020. Disponível em: http://jornadapedagogica.educacao.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/Documento-Orientador-JP.pdf. Acesso em: 28 set. 2021.
BRASIL. Lei n.º 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o primeiro Plano Nacional da Educação (PNE 2001-2010) e dá outras providências. Diário Oficial da União, DF, Seção 1, Edição Extra, p. 1, 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 28 set. 2021.
BRASIL. Decreto n.º 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Diário Oficial da União, DF, Seção 1, p. 5, 2007a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20implementa%C3%A7%C3%A3o%20do,visando%20a%20mobiliza%C3%A7%C3%A3o%20social%20pela. Acesso em: 28 set. 2021.
BRASIL. Decreto n.º 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Programa Mais Educação. Diário Oficial da União, DF, Seção 1, Edição Extra, p. 2, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7083.htm#:~:text=1o%20O%20Programa%20Mais,educa%C3%A7%C3%A3o%20b%C3%A1sica%20em%20tempo%20integral. Acesso em: 28 set. 2021.
BRASIL. Instituto Butantan. Como surgiu o novo coronavírus: conheça as teorias mais aceitas sobre sua origem. Disponível em: https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-noticias/como-surgiu-o-novo-coronavirus-conheca-as-teorias-mais-aceitas-sobre-sua-origem. Acesso em: 17 set. 2021.
CAVALIERE, Ana Maria. Anísio Teixeira e a educação integral. Paidéia, v. 20, p. 249-259, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/VqDFLNVBT3D75RCG9dQ9J6s/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 out. 2021.
COELHO, Lígia M. C. Costa. História da educação integral no Brasil. Organização de Lúcia Velloso Maurício. Educação integral e tempo integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 83-96, abr. 2009. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485895/Educa%C3%A7%C3%A3o+integral+e+tempo+integral/798ad55d-4bfe-4305-a255-5da3bd750092?version=1.3. Acesso em: 9 ago. 2020.
GALLO, Silvio. Pedagogia do risco: experiências anarquistas em educação. Campinas: Papirus, 1995.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. IDEB: resultados e metas. Brasília, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado/. Acesso em: 7 nov. 2020.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. 3. ed. Campinas: Alínea, 2017.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. Campinas: Navegando, 2011.
MEC. Ministério da Educação. Portaria Interministerial n.º 14, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação, que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades socioeducativas no contraturno escolar. Diário Oficial da União, DF, n. 80, p. 5-6, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/mais_educacao.pdf. Acesso em: 28 set. 2021.
MEC. Ministério da Educação. Portaria n.º 971, de 9 de outubro de 2009. Institui, no âmbito do Ministério da Educação, o Programa Ensino Médio Inovador, com vistas a apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas do ensino médio não profissional. Diário Oficial da União, DF, n. 195, p. 52, 2009a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1634-port-971&Itemid=30192. Acesso em: 28 set. 2021.
MEC. Ministério da Educação. Programa Ensino Médio Inovador: documento orientador. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica. Coordenação Geral de Ensino Médio. Brasília: MEC, 2009b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/documento_orientador.pdf. Acesso em: 28 set. 2021.
MEC. Ministério da Educação. Portaria 1.144, de 10 de outubro de 2016. Institui o Programa Novo Mais Educação que visa melhorar a aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática no ensino fundamental. Diário Oficial da União, DF, n. 196, p. 23, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2016-pdf/49131-port-1144mais-educ-pdf/file. Acesso em: 28 set. 2021.
MEC. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: versão final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28 set. 2021.
SAMPAIO, Schirley Silva. A educação em tempo integral no Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (CODEFAS). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) – Universidade do Estado da Bahia, Juazeiro, 2021. Disponível em: http://ppgesa.uneb.br/wp-content/uploads/2021/05/SCHIRLEY-SILVA-SAMPAIO.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.
SANTIAGO, Jonatas Silva; ANECLETO, Úrsula Cunha; SACRAMENTO, Ivana Carla Oliveira. Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo. Revista Momento: Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 28, n. 2, p. 87-106, maio/ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9035/6117. Acesso em: 28 set. 2021.
TEIXEIRA, Anísio. Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 31, n. 73, p. 78-84, jan./mar. 1959. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/489316/Revista+Brasileira+de+Estudos+Pedag%C3%B3gicos+%28RBEP%29+-+Num+73/85f65e2b-02f1-4e8e-a7e3-aeb72af57d06?version=1.0. Acesso em: 28 ago. 2021.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VIÑAO FRAGO, Antônio. Culturas escolares y reformas: sobre la naturaleza histórica de los sistemas e instituciones educativas. Teias, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, 2000. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23855/16828. Acesso em: 22 jan. 2020.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
YUS, Rafael. Educação integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista e-Curriculum
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.