Programa de Educación Integral (Proei) en Bahia

un Estudio de Caso en la Ciudad de Juazeiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e50870

Palabras clave:

educación en tiempo integral; educación integral; exámenes y resultados.

Resumen

Este artículo resulta de una investigación sobre el Programa de Educación Integral en una institución escolar secundaria, en la ciudad de Juazeiro, cuyo propósito fue comprender cómo sucede la educación en tiempo integral para averiguar aserciones, posibilidades y desafíos. Para ello, fueron consultados Cavaliere (2010); Manacorda (2017); Teixeira (1959); Yus (2002), entre otros. Se trata de un estudio de caso en un abordaje cualitativo utilizando análisis documental, observación sistemática y asistemática, entrevistas semiestructuradas con profesores y cuestionarios con alumnos del último año de secundaria en tiempo integral, durante treinta días, de febrero a marzo de 2020. Los resultados revelan las contradicciones entre concepciones de educación integral y el Programa, una estructura física que no contribuye para clases con vivencias prácticas y una política educativa con metas que pretenden mejores resultados en exámenes.

Biografía del autor/a

Schirley Silva Sampaio, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Pedagoga. Advogada. Licenciatura em Filosofia. Professora da rede pública estadual, na modalidade  ensino médio em tempo integral. Mestranda do curso de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos.

José Roberto Gomes Rodrigues, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutorado em Educação pela USP. Mestrado em Educação pela UFMG. Graduação em Pedagogia pela UNEB. Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Superior pela PUCMinas; Especialização (lato sensu) em Avaliação Educacional pela UnB; Estágio (internacional) de Doutorado (Sanduiche-CAPES) em história da educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCE-UL). Residência Pós-Doutoral no Centro de Pesquisas em História da Educação (GEPHE) do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Faculdade de Educação da UFMG, como Bolsista Pós-Doutorado Júnior (PDJ) do CNPq. Docente do Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semi-Áridos - PPGESA da UNEB/Campus III. Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação CTAA do Ministério da Educação e Cultura/Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC-INEP). Experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: história da educação, ensino de história da educação, instituição escolar; história do ensino secundário (médio); história das disciplinas escolares; sociologia da educação; planejamento e avaliação educacional: avaliação da aprendizagem, avaliação institucional e avaliação do ensino superior. Autor dos seguintes livros: Campo Historiográfico-Educacional e Ensino: Editora Appris; Ensino Médio na Bahia e o Ginásio Ruy Barbosa - análise sócio-histórica da criação e consolidação de uma instituição escolar: Editora Appris; e Pedagogia e Ensino de História da Educação, Editora Liberlivro.

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Publicado

2023-03-30

Número

Sección

Artigos