Las contribuciones de la epistemología de la práctica para la investigación en la ANPEd acerca de la formación de profesores en los últimos 10 años
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51753Palabras clave:
formación docente, Maurice Tardif, epistemología de la práctica profesional, saberes docentes, ANPEdResumen
El presente estudio tuvo el objetivo de comprender cuales son las contribuciones de la epistemología de la práctica profesional de Maurice Tardif para la investigación en la ANPEd acerca de la formación docente presentes en trabajos publicados en los últimos 10 años. Para eso, realizamos, primeramente, una discusión relacionada a la investigación acerca de la formación docente en Brasil por medio del abordaje cualitativo (Bodgan; Biklen, 1994). En seguida, presentamos las perspectivas teóricas y metodológicas derivadas de la epistemología de la práctica profesional. Por fin, con base en el análisis de contenido (Bardin, 1977), expusimos el proceso de constitución y análisis del material empírico. Los resultados apuntan que la epistemología de la práctica profesional tiene contribuciones significativas para la investigación acerca de la formación docente, especialmente cuando se trata de estudios con enfoque en los saberes docentes y trabajo docente, en la construcción de la identidad profesional, en la profesionalización y profesión docente, etc.
Citas
Alves, Wanderson Ferreira; Cunha, Daisy Moreira. Da atividade humana entre paideia e politeia: saberes, valores e trabalho docente. In: 34ª Reunião Anual da ANPEd. 2011. Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/GT08-217%20int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; Passos, Laurizete Ferragut; Hobold, Márcia de Souza; Ambrosetti, Neusa Banhara; Almeida, Patrícia Cristina Albieri de. Os saberes e o trabalho do professor formador num contexto de mudanças. In: 33ª Reunião Anual da ANPEd. 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6743--Int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Arnosti, Rebeca Possobom; Souza Neto, Samuel de. Diálogos entre escola, universidade e literatura de autoajuda: que professor pretendem formar? In: 38ª Reunião Anual da ANPEd. 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT08_1149.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Bachelard, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
Bardin, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
Bogdan, Robert C; Biklen, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução as teorias e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
Borges, Adilson de Souza; Richit, Adriana. Desenvolvimento de saberes docentes para o ensino de música nos anos iniciais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 176, p. 555-574, abr./jun. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053146782. Acesso em: 20 ago. 2020.
Charlot, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/WM3zS7XkRpgwKWQpNZCZY8d/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2020.
Deimling, Natalia Neves Macedo; Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência: possibilidades, limites e desafios para o estreitamento da relação entre universidade e escola. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd. 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3755.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Duarte, Stephanie Marina Cardoso Araújo. Tornar-se docente: o início da carreira e o processo de constituição da especificidade da ação docente. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd. 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-4548.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Ferreira, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas estado da arte. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, ago. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013. Acesso em: 20 fev. 2021.
Gariglio, José Angelo. Dilemas e aprendizagens profissionais de professores iniciantes de educação física. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd. 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3524.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Gatti, Bernardete A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de pesquisa, n. 113, p. 65-81, julho/2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/VVXgbRbzwwsLTZvmYSL6M9b/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 ago. 2020.
Gatti, Bernardete A. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. RBPAE, v. 28, n. 1, p. 13-34, jan/abr. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/36066. Acesso em: 15 jan. 2021.
Gentil, Heloisa Salles. Formação de professores na perspectiva de docentes dos cursos de pedagogia da UNEMAT/Cáceres e Sinop. In: 33ª Reunião Anual da ANPEd. 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6969--Int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Laudares, João Bosco. A descoberta da docência por engenheiros-professores e suas representações. In: 33ª Reunião Anual da ANPEd. 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6188--Int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Leite, Yoshie Ussami Ferrari; Morelatti, Maria Raquel Miotto; Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini; Lima, Vanda Moreira Machado; Mendonça, Naiara Costa Gomes de. Necessidades formativas e formação contínua de professores de redes municipais de ensino. In: 33ª Reunião Anual da ANPEd. 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6543--Int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Mussi, Amali de Angelis; Almeida, Elisa Carneiro Santos de. Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações entre os professores e o contexto de trabalho no ensino superior. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd. 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-4324.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Oliveira, Ana Flávia Teodoro de Mendonça; Araújo, Clarissa Martins de. A formação de professores para a educação inclusiva: um olhar sobre os saberes docentes do professor-formador. In: 35ª Reunião Anual da ANPEd. 2012. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-2263_int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Oliveira, Luciana Ribolli de. Educação continuada: um estudo sobre participantes dos programas letra e vida e ler e escrever. In: 36ª Reunião Nacional da ANPEd. 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_2848_texto.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Powaczuk, Ana Carla Hollweg; Bolzan, Doris Pires Vargas. Atividades de produção da docência: a professoralidade universitária. In: 34ª Reunião Nacional da ANPEd. 2011. Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT08/GT08-809%20int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Queiroz, Paulo Pires de. A formação do professor de sociologia da escola básica: problematizando algumas questões a partir da pesquisa e prática de ensino de ciências sociais. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd. 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3931.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Rodrigues, Marcelle Pereira; Baptista, Alessandra Ribeiro; Silva, Cristiane Domingues da. Os saberes experienciais e os discursos dos professores: olhares, limites e possibilidades. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd. 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-4398.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Rodrigues, Priscila Andrade Magalhães. Anatomia e fisiologia de um estágio. In: 35ª Reunião Anual da ANPEd. 2012. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-1566_int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Slavez, Milka Helena Carrilho. A identidade das professoras alfabetizadoras: entre as diferenças e o pertencimento comum. In: 35ª Reunião Anual da ANPEd. 2012. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT08%20Trabalhos/GT08-2435_int.pdf. Acesso em: 2 ago. 2020.
Zanten, Agnès Van. Pesquisa qualitativa em educação: pertinência, validez e generalização. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 25-45, jan. 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10098. Acesso em: 20 ago. 2020.
Zavaglia, Tércia. Critérios de validade científica nas ciências humanas. Educação, Santa Maria, v. 33, n. 3, p. 469-480, set./dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/85/59. Acesso em: 10 fev. 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista e-Curriculum
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.