Experiencias del período pandémico en el Amazonas

la enseñanza híbrida en la Seduc-AM y las narrativas docentes

Autores/as

  • Priscila Vasques Castro Dantas Universidade Federal do Amazonas
  • Amanda Ramos Mustafa Universidade Federal do Amazonas
  • Iolete Ribeiro da Silva Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1604-1626

Palabras clave:

Pandemia de Covid-19, Docencia, Currículo, Narrativas

Resumen

En este trabajo, reflexionamos, bajo la luz de la teoría histórico-cultural, de la epistemología de la praxis y de la dialogía bakhtiniana, acerca de ese momento en la red pública de enseñanza del Estado. Para tal fin, analizamos el documento “Plan de Regreso a las Actividades Presenciales – Acciones pedagógicas, de gestión y salud para las unidades de enseñanza pospandemia de la COVID-19” y las narrativas de cuatro docentes de la SEDUC-AM. Los resultados indican que el currículo se movió en un escenario donde las actividades escolares regresaron de forma insegura y con un diminuto conocimiento de los profesores sobre el documento referenciado, explicitando que no se puede pensar las cuestiones curriculares fuera del proceso histórico y de las realidades socioeconómicas y políticas que las atraviesan.

Biografía del autor/a

Priscila Vasques Castro Dantas, Universidade Federal do Amazonas

É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Possui mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, na área de Estudos Literários, da Universidade Federal do Amazonas (2018). Possui graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa - pela Universidade Federal do Amazonas (2006). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa (UFAM) e participa, como estudante, do Grupo de Estudos Subjetividades, Povos Amazônicos e Processos de Desenvolvimento Humano (UFAM). É também Técnico Legislativo Municipal na Câmara Municipal de Manaus - AM (do quadro efetivo do Poder Legislativo Municipal desde 2005). Atuou, ainda, como professora substituta na Universidade Federal do Amazonas, no Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa (2009-2010; 2019-2021). Também já atuou como professora formadora no PARFOR - Universidade Federal do Amazonas, no curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa (2010-2012; 2021) e como professora colaboradora na Universidade do Estado do Amazonas, no curso de Letras Mediado por Tecnologia (2018).

Amanda Ramos Mustafa, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação - UFAM; Mestre em Letras e Artes com ênfase em Linguagem, Discurso e Práticas Sociais - Uea; Especialização em Docência no Ensino Superior pela Barão de Mauá (2015); Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Inglesa pelo Centro Universitário do Norte (2012); Desenvolve estudos nas áreas da Linguística, Sociolinguística, Língua Inglesa e Línguas e culturas indígenas. Foi membro do Grupo de Pesquisa Educação Escolar Indígena e estudos linguísticos na Universidade do Estado do Amazonas. Desenvolve projetos voltados ao ensino e aprendizagem da língua inglesa por meio das novas tecnologias digitais no Ensino Médio na Seduc - AM. Atualmente é professora efetiva de inglês na Secretaria Estadual de Educação do Amazonas. (Seduc-AM). Tem experiência na área de Educação no Ensino Infantil (Idiomas); Ensino Fundamental; Médio e Superior (graduação - Uea) em disciplinas de Língua Inglesa, Línguística e Produção Textual.

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1990), mestre (1998) e doutora (2004) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Amazonas, Diretora da Faculdade de Psicologia da UFAM (2012-2016, 2017-2021). Integrante do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia e da Associação Brasileira de Psicologia Escolar/Educacional. Foi Secretária Adjunta do Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (2008/2009, 2012), Integrante do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (2012/2013), Conselheira Titular do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (2011/2012), Conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social (2010-2011), integrante da Coordenação Política do Fórum Nacional de Assistência Social (2010-2011), Secretária da Região Norte no Conselho Federal de Psicologia (2005-2010, 2016-2019) e Presidente do Conselho Regional de Psicologia 20a Região Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia (2011-2012), Conselheira Suplente (2017-2018) e Conselheira Titular (2019-2020) do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes . Desenvolve pesquisas a partir da perspectiva crítica da Psicologia histórico-cultural abordando os seguintes temas: atuação do psicólogo nas políticas públicas de educação e assistência social com foco na promoção dos direitos humanos da população amazônica; aspectos psicossociais da desigualdade e processos de transformação social; psicologia, movimentos sociais e processos de inclusão de pessoas historicamente excluídas; interseccionalidade entre gênero e raça, preconceitos, violências, processos de exclusão e manifestações de racismo e sexismo na escola e na Universidade.

Citas

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Publicado

2021-12-18

Número

Sección

Dossiê: De que currículo precisamos em tempos de democracia fraturada