Cultura de Paz

desafíos y caminos para su desarrollo psicosocial en educación en un contexto pandémico

Autores/as

  • André Felipe Costa Santos Universidade Estácio de Sá https://orcid.org/0000-0002-6139-5603
  • Priscila Costa Santos Instituto Brasiliense de Direito Público, IDP
  • Clarilza Prado de Sousa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56456

Palabras clave:

cultura de paz, pandemia, representaciones sociales, escuela, violências

Resumen

Este ensayo tiene como objetivo reflexionar sobre los desafíos sociales tensionados e impuestos por la pandemia del Covid-19, considerando la posibilidad de desarrollo de la Cultura de Paz en contextos educativos. Articulando el aporte psicosocial de la Teoría de Representaciones Sociales  – de Serge Moscovici – con los Estudios para la Paz – de Johan Galtung –  , el trabajo se dividió en tres momentos: inicialmente, se presentan los presupuestos sociales, legales y teóricos para el estudio y desarrollo procesal de la Cultura de Paz en el contexto pandémico en la educación; después, se expone un conjunto de violencias intensificadas por la pandemia que hoy remodela el universo escolar y dificulta el desarrollo de la Cultura de Paz; por fin, apoyándonos en la Teoría de Representaciones Sociales, exponemos posibles caminos teóricos para el desarrollo de la Cultura de Paz en nuestra coyuntura educativa. Se concluye que durante la pandemia el Estado actuó en favor de la dilapidación de los derechos sociales y que desarrollar la Cultura de Paz debe pasar por el análisis de las contradicciones del pensamiento social.

Biografía del autor/a

André Felipe Costa Santos, Universidade Estácio de Sá

Docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA) na linha de Representações Sociais e Práticas Educativas. Doutor e Mestre em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com período de co-tutela (Doutorado Sanduíche financiado pelo CNPq) na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM),México. Especialista em Supervisão/ Orientação Educacional pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), com período de mobilidade acadêmica na Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Atua no Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação (GRUPPE - UnB), no Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS/ PUC-SP) (ambos cadastrados no Diretório do Grupo de Pesquisas do Brasil do CNPq) e na Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS). Pesquisador associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC) da Fundação Carlos Chagas (FCC).Tem experiência na área de Psicologia da Educação; Psicologia Social na Educação; Avaliação Educacional; Metodologias de Pesquisa e Ensino; Ciências Sociais na Educação, Direitos Humanos e Educação; Educação para a Paz. 

Priscila Costa Santos, Instituto Brasiliense de Direito Público, IDP

Doutora pelo Programa de Educação: Currículo na linha de pesquisa de Novas Tecnologias em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Período de co-tutela (sanduíche) na The Open University. Mestre pelo Programa de Pós - Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Especialista em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Desenvolve trabalhos nas áreas de Educação a Distância, Formação de Professores, Integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aos contextos de aprendizagem, Políticas Públicas e Avaliação Educacional. Possui experiência como Coordenadora, Supervisora e Professora em contextos presenciais e a distância, Revisão Pedagógica e Designer Instrucional.

Clarilza Prado de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), doutorado em Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), pós-doutorado pela Ecole des hautes études en sciences sociales (1996) e pela Maison des Sciences de L´Homme ( 2015) . Realizou curso de Curso de aperfeiçoamento em avaliação educacional pela Faculty of Education da Havard University. Foi Coordenadora da Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2007 a outubro de 2014. Membro da Coordenação do Comitê Científico Scielo/Educ@. Foi propositora e Coordenadora da Cátedra UNESCO de Profissionalidade Docente, que reúne cerca de 40 grupos de pesquisas em torno da problemática da formação do professor do período de 2006 a 2013. Exerce as funções de consultora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas. É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores. Ministra as disciplinas Avaliação Educacional, Representações Sociais e Educação. Coordenadora do GT de Representações Sociais da ANPEPP- Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações sociais (NEARS) da PUCSP , certificado pelo CNPq , que congrega alunos de iniciação científica, mestrando, doutorandos, pós doutorandos e professores nacionais e internacionais convidados. Coordenação do Centro Internacional Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas; Direitos Humanos / UNESA. Participante da Red de Investigadores Latinoamérica en Movimiento, .que congrega pesquisadores em representações sociais, psicologia social em contexto, de toda América Latina . Membro da coordenação da Reaseau International Représentations sociales: la psychologie sociale en contexte Reaseau Representation Sociale. Pesquisadora Produtividade Científica. PQ/ 1D.

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Publicado

2023-12-20

Número

Sección

Artigos