Reflexionando sobre Posibilidades de Investigación-formación en el Curso de Pedagogía:

Diarios y Narrativas Pedagógicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55681

Palabras clave:

curso de pedagogía; narrativas; diarios; formación inicial docente; cotidianos escolares.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo discutir el potencial de la escritura como dispositivo de investigación-formación, en la formación inicial docente. Toma como referencias teórico-metodológicas los estudios narrativos (auto)biográficos en/de/con los cotidianos escolares, destacando, especialmente, el trabajo con diarios y con la documentación narrativa de experiencias pedagógicas. El desarrollo del estudio reafirma la formación inicial, como espacio-tiempo de producción de saberes pedagógicos, y los aportes epistémico-políticos de las narrativas, componiendo un repertorio de posibilidades que propicien el desarrollo y mejora de propuestas de formación inicial de profesoras y profesores, elaboradas en el diálogo entre formación e investigación, entre universidades y escuelas de educación básica.

Biografía del autor/a

Inês Ferreira de Souza Bragança, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ).  Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal e Mestre em Educação e Pedagoga, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Coordenadora do Centro de Memória da Educação da FE/UNICAMP e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGRAPH). Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (https://grupopolifonia.wordpress.com), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e ao Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação (FFP/UERJ). Seus trabalhos tematizam a formação docente, em suas políticas e práticas, e a abordagem narrativa (auto)biográfica como modo de viver, pesquisar e formar em partilha.  É autora do livro Histórias de Vida e Formação de Professores: Diálogos entre Brasil e Portugal (https://doi.org/10.7476/9788575114698) e de diversas produções bibliográficas nesse campo.

Juliana Batista Faria , Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora do Centro Pedagógico (CP) da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. Doutora em Educação (2018) pela Faculdade de Educação (FaE) da UFMG com formação complementar de dois anos na Faculdade de Filosofia e Letras (FFyL) da Universidade de Buenos Aires (UBA, Argentina), junto ao grupo de pesquisa Memoria Docente y Documentación Pedagógica. Licenciada em Matemática (2003) e Mestre em Educação (2007) pela UFMG. Atua na formação de professores, supervisionando estágios curriculares e orientando estudantes da graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Colabora com a oferta de uma disciplina do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência da FaE/UFMG. Membro da equipe de coordenação do LapenSi (Laboratório de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de Si) e do Núcleo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente (PRODOC) da UFMG. Participante do Nodo San Fernando/Norte da Red de Formación Docente y Narrativas Pedagógicas (FFyL/UBA). Atualmente dedica-se a desenvolver pesquisa no Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Interesses na área da Educação: (Auto)biografias e narrativas, Formação Docente, Educação Matemática, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Luciane Maria Pezzato, Universidade Federal de São Paulo

Professora Adjunta na Universidade Federal de São Paulo-Unifesp, Campus da Baixada Santista, departamento de Saúde, Clínica e Instituições. Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da UNESP de Araraquara-SP (1989), com Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (2001), Doutorado em Saúde Coletiva pelo departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (2009) e Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UERJ). É professora do Mestrado Profissional em rede - Profsaude/Fiocruz e do Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde da UNIFESP. Possui uma trajetória no Sistema Único de Saúde, atuando na formação de profissionais em serviço na atenção primária. Atualmente é vice-lider do Diretório do CNPq Análise Institucional e Saúde Coletiva e integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Formação e Trabalho em Saúde (Unifesp). Desenvolve pesquisas e estudos na área de Saúde Coletiva, Educação e do Trabalho em saúde, com especificidades para os dispositivos da escrita nos processos de pesquisaformação.

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Publicado

2023-03-30

Número

Sección

Dossiê ABdC: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida...