Enseñanza Remota de Emergencia y Tecnologías Digitales

texturas curriculares en el proceso de (trans) formación docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61395

Palabras clave:

formación inicial del profesorado; curso de letras; a enseñanza remota de emergencia; tecnologías digitales.

Resumen

Considerando el contexto de pandemia de la Covid-19, esta investigación, de tipo cualitativa, bibliográfica, documental y de estudio de caso, tiene como objetivo indagar las percepciones de los estudiantes de pregrado de la carrera de Idiomas respecto a su aprendizaje. En ese sentido, analizamos las directrices curriculares implementadas en ese escenario por una universidad pública del estado de Maranhão, así como los discursos de los estudiantes sobre su aprendizaje mediado por tecnologías digitales en la época. Los resultados revelan que hubo cambios significativos en las perspectivas didácticas prescritas por la institución, al orientar al personal académico en cuanto a las adaptaciones en las prácticas de enseñanza/aprendizaje. Además, notamos evaluaciones positivas por parte de los estudiantes de pregrado con respecto al uso de tecnologías digitales como herramientas de enseñanza más allá de la enseñanza remota de emergencia.

Biografía del autor/a

Ana Patricia Sá Martins, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS/RS (2020).Graduada em Letras Licenciatura Plena em Espanhol, pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e em História Licenciatura, pela Universidade Estadual do Maranhão (2009). Possui Especialização em Língua Portuguesa, pela UEMA e Mestrado em Educação pela UFMA (2011). Atua como Professora Adjunta no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão. É Professora Permanente no Mestrado Profissional em Educação (PPGE/UEMA) e no Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLE/UEMA). É Pesquisadora Associada na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e na Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB). Coordena pesquisas na graduação e na pós-graduação, dedicando-se, principalmente, aos temas: Formação inicial e continuada de professores; Interculturalidade e Decolonialidade na formação docente; e Multiletramentos e Tecnologias digitais no ensino. É líder do grupo de pesquisa Multiletramentos no Ensino de Línguas (MELP), registrado no Diretório do CNPq.

 

Letícia Aparecida Nunes Moraes , Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda do curso de Letras Licenciatura na Universidade Estadual do Maranhão - Campus Balsas. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Tatiana da Silva Pereira, Universidade Estadual do Maranhão

Graduada no curso de Letras Licenciatura Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA- Campus Balsas). Foi bolsista de Iniciação Científica por 2 anos durante a faculdade com linhas de pesquisa em Linguística e Formação de Professores. Orientando de monografia com o título: "A atuação docente dos licenciandos de Letras no Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa no contexto remoto: ressignificando os usos das tecnologias digitais". Integrante do Grupo de Pesquisa: Multiletramentos no Ensino de Língua Portuguesa - MELP. Pós-graduanda em Metodologias no Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade do Vale do Juruena- AJES. 

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Publicado

2023-09-30

Número

Sección

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”