Apresentação do Dossiê Temático

“Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”

Autores/as

  • Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Bento Duarte da Silva Universidade do Minho
  • Gerlane Romão Fonseca Perrier Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Irani Ferreira da Silva Gerab Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e63772

Biografía del autor/a

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Livre docente em Educação e tecnologias (PUC-SP, 2019), Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP (2000) com mestrado em Educação (Currículo) pela PUC-SP (1996), graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973). Membro do Comitê Assessor da área de Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 2014 a julho, 2017), pesquisador produtividade PQ 1D do CNPq, consultor/parecerista ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESP, líder do grupo de pesquisa Formação de educadores com suporte em meio digital, certificado em 2003. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP (2009-2013). Tem experiência em Educação e Tecnologias, com pesquisas e publicações sobre currículo e tecnologias, educação a distância, tecnologias e formação de professores, web currículo, cultura digital e educação, narrativa digital.

Bento Duarte da Silva, Universidade do Minho

Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho (recém aposentado), Doutorado em Educação, na área da Tecnologia Educativa. Tem o Grau de Agregação em Desenvolvimento Curricular e Tecnologia Educativa (2006); o Grau de Doutor em Educação, especialidade de Tecnologia Educativa (1997); o Grau de Mestre em Educação, especialidade de Análise e Organização do Ensino (1989); e o Grau de Licenciado em História e Ciências Sociais ? Ensino (1980). Foi Vice-Presidente do Instituto de Educação e Psicologia (2003-2010) e Vice-Presidente do Instituto de Educação (2010-2013); Foi Diretor do Departamento de Desenvolvimento Curricular e Tecnologia Educativa (2007-2009) e Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação (2010-2016). Foi Coordenador da área de Especialização de Tecnologia Educativa do Mestrado em Ciências da Educação, e membro da Comissão Diretiva do Programa de Doutoramento em ??Technology Enhanced Learning and Societal Challenges ? TELSC / Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais?, apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT/Portugal); Atualmente, é investigador associado ao Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, integra o Centro de Competência da UMinho para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação; integra, ainda, o Observatório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta (Portugal), e é Presidente da Associação Científica Internacional de Psicopedagogia (ACIP). Desenvolve atividades de pesquisa e orientação nos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia Educativa (Mestrado e Doutoramento). É autor de cerca de trezentos trabalhos de investigação sobre Tecnologia e Comunicação Educacional, recaindo os seus atuais interesses de investigação na conceção, desenvolvimento e avaliação de estratégias para a integração das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na Educação.

Gerlane Romão Fonseca Perrier, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Pós Doutora (PUC-SP, 2023); Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP, 2019); Mestra em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA, 2005); Especialista em Educação a Distância: Tecnologias Educacionais (IFPR, 2016); Especialista em Gestão e Docência em Educação a Distância (UFSC, 2014); Especialista em Engenharia de Produção (UFPE, 2000); Bacharel em Direito (UNIVERSO, 2010); Licenciada Plena em Matemática (UFPA, 1997); Tecnóloga em Processamento de Dados (UNAMA, 1996). Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores com suporte em meio digital. Professora Titular do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (CODAI). Diretora do Departamento de Ensino do CODAI.

Irani Ferreira da Silva Gerab, Universidade Federal de São Paulo

Doutorado em Ciências Biológicas (UNIFESP - 2002). Docente na UNIFESP desde 2006 atuando no Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS) principalmente com ações de desenvolvimento docente. Especialista em educação em saúde com ênfase no ensino superior (UNIFESP- 2002), em ativação de mudanças na formação profissional em saúde (Fiocruz-2006), e participou como fellow do Programa de Desenvolvimento Docente promovido pelo Instituto Faimer Brasil (2016). Orientadora credenciada pelo Programa de Pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde, Modalidade Profissional, vinculada à linha de pesquisa Avaliação, currículo, docência e formação em saúde e ao grupo de pesquisa Docência, Formação e Aprendizagem em Saúde Certificada como educadora nível 1 (Básico), nível 2 (avançado) e instrutora pelo Google Workspace for Education. Educadora inovadora pela Microsoft. Desde o início da pandemia pelo Covid-19, colabora com o corpo docente para a adaptação ao ensino remoto emergencial. Participou do Núcleo de Apoio Docente do Curso de Medicina na Escola Paulista de Medicina (EPM) e da Rede de Apoio Docente da UNIFESP. Atualmente é Coordenadora de Desenvolvimento Docente do Curso Médico da Escola paulista de Medicina - UNIFESP

Publicado

2023-09-30

Número

Sección

Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades”