Programa Residência Pedagógica (PRP)

teoria e prática na formação de Rede para saberes profissionais da docência

Autores

  • Wanderléa Pereira Damásio Maurício Centro Universitário Municipal de São José - SC https://orcid.org/0000-0002-6596-2281
  • Lourival José Martins Filho Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65746

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, docência, teoria e prática, saberes profissionais, formação de rede

Resumo

Este artigo objetiva compreender quais são as percepções dos professores do Curso de Pedagogia sobre os acadêmicos, em suas aulas articuladas ao Programa Residência Pedagógica (PRP) como formação de Rede. Na pesquisa foi utilizada análise textual discursiva de Moraes (2003). Os pressupostos teóricos estão embasados em Nóvoa, Tardif e Soares. Como questão norteadora, indaga-se quais as percepções dos professores do Curso de Pedagogia, durante suas aulas, quanto à imersão dos acadêmicos no PRP. Os professores conseguem perceber quais são os estudantes que participam do Programa Residência Pedagógica, devido a sua participação nas aulas e nos campos de conhecimentos: bases teóricas, conteúdos; experiência; e saberes da escola/creche. A imersão e a práxis transformadora são destaques que fortalecem a formação inicial e continuada para a formação de Rede.

Biografia do Autor

Wanderléa Pereira Damásio Maurício, Centro Universitário Municipal de São José - SC

Pós-doutora em Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora de Ensino Superior na Rede Municipal de Ensino de São Jose - SC

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós-doutor em Educação e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

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Publicado

2025-12-02

Como Citar

Maurício, W. P. D., & Filho, L. J. M. (2025). Programa Residência Pedagógica (PRP) : teoria e prática na formação de Rede para saberes profissionais da docência. Revista E-Curriculum, 23, e65746. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65746

Edição

Seção

Artigos