<strong>A FOTOGRAFIA NA REMEMORAÇÃO DA ÉPOCA ESCOLAR EM ABORDAGEM PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR</strong>

Autores/as

  • Vitória KACHAR USCS, PUC/SP, Universidade São Judas Tadeu

Palabras clave:

Formação do professor – Fotografia - Resgate de memória

Resumen

O artigo investiga o resgate de memória escolar com a fotografia no contexto da formação inicial do professor. A abordagem pedagógica foi aplicada na disciplina de “Linguagens e novas tecnologias”, no 1º. ano de Pedagogia. Ela instiga o relembrar das vivências marcantes na história escolar com o objetivo de possibilitar a reflexão e autorreflexão do ser professor e ser aluno. Além disso, visa à apreensão da fotografia e suas características de modo significativo. A pesquisa contou com anotações de campo, com as fotografias e os textos redigidos pelos alunos. A partir da análise foi possível extrair algumas considerações sobre a contribuição da fotografia no resgate de memória. A fotografia estimula a recordação, possibilita a decomposição da cena, a observação dos detalhes presentes, elucidar situações vividas, fornece novas informações, instiga outras associações e lembranças, intervindo na reflexão sobre os modelos internalizados de professor e aluno.

Biografía del autor/a

Vitória KACHAR, USCS, PUC/SP, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga, Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação (PUC/SP), Professora (COGEAE-PUC/SP), Pesquisadora (UniABC), Consultora em Mídias e Tecnologias na Educação (FUNDAP), Coordenadora do Jornal Maturidades da UAM- PUC/SP.

Número

Sección

Artigos