<strong>O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE1</strong>

Autores/as

  • Carlos Roberto Jamil CURY Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumen

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Currículo, mestrado e doutorado iniciou suas atividades em 1975 e 1990, respectivamente. São 35 anos do primeiro. 15 anos após, o programa se consolidou com a sua ampliação para uma oferta também de doutorado. São 20 anos de programa pleno. Ambos merecem comemoração. A pedra que simboliza essa efeméride é o Rutilo. Esse mineral constituído de dióxido de titânio ganhou esse nome devido à sua cor ruiva e luminosa e ainda, de acordo com quem entende da influência das cores, essa pedra estimula a sabedoria. Hoje é dia de alegrar-se com uma celebração festiva e solene.

Biografía del autor/a

Carlos Roberto Jamil CURY, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Fez seu pós-doutorado, em 1994, junto à Faculdade de Direito do Largo S.Francisco- USP. A seguir, agora junto à Université de Paris (René Descartes, em 1995, continuou seus estudos pós-doutorais. Entre 1998-1999 fez outros estudos de pós-doutorado na École des Hauts Études en Sciences Sociales, EHESS, França. É professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da UFMG da qual é professor emérito. É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é membro do CTC da Educação Básica da CAPES da qual foi presidente em 2003. É também membro da Câmara de Ciências Humanas da FAPEMIG. Entre 1996 e 2004 foi membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação da qual foi seu presidente por duas vezes. É pesquisador do CNPq

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