<strong>INCLUSÃO DIGITAL E PERCURSOS ESCOLARES: A APROPRIAÇÃO DOS MEDIA DIGTAIS EM GRUPOS COM BAIXOS NÍVEIS DE ESCOLARIZAÇÃO</strong>

Authors

  • Luísa Aires CETAC.MEDIA
  • Ana Melro Universidade Aberta
  • Joana Correia Universidade Aberta
  • Cristina Ponte Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
  • José Azevedo CETAC.MEDIA. Departamento de Sociologia, Faculdade de Letras, Universidade do Porto

Keywords:

Inclusão Digital – Tecnologias – Narrativas – Famílias – Percursos

Abstract

Este artigo resulta de uma investigação mais ampla, em curso, no âmbito do projecto “Inclusão Digital e Participação Digital. Trajectórias de uso de meios digitais por grupos sociais desfavorecidos, em Portugal e nos Estados Unidos” (PONTE; AZEVEDO; STRAUBHAAR, 2009-2011)i. A disseminação das tecnologias digitais junto de diferentes grupos sociais apresenta sinais ora de um grande optimismo, ora de discriminação, em função dos territórios, grupos sociais e etários de referência. Esta ruptura, identificada por alguns autores por ‘fosso digital’ (DE PABLOS, 2009; WARSCHAWER, 2002), não se limita às desigualdades nos acessos e competências de uso das tecnologias, mas associa-se, também, às contradições de uma globalização fragmentada, de identidades de resistência e de trajectos histórico-culturais singulares. O objectivo do estudo que aqui apresentamos consiste em analisar percursos familiares sobre a inclusão digital, em indivíduos com baixos níveis de escolarização. Para o efeito, desenhámos um estudo exploratório centrado na análise das narrativas de 17 indivíduos com o 1º ciclo do Ensino Básico. Estas narrativas foram obtidas no contexto de entrevistas semi-estruturadas. Da análise do corpus emerge um conjunto de dimensões das quais salientamos: as “vivências familiares”, as “experiências escolares” e as “competências e usos das tecnologias”. Estas três dimensões permitem-nos desenhar itinerários de inclusão digital, ancorados nos conceitos de tecno-capital, tecno-disposições e tecno-competências (ROJAS et al., 2010).

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Luísa Aires, CETAC.MEDIA

Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta CETAC.MEDIA

Ana Melro, Universidade Aberta

CLA de Peso da Régua, Universidade Aberta

Joana Correia, Universidade Aberta

CLA de Grândola, Universidade Aberta

Cristina Ponte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

José Azevedo, CETAC.MEDIA. Departamento de Sociologia, Faculdade de Letras, Universidade do Porto

CETAC.MEDIA Departamento de Sociologia, Faculdade de Letras, Universidade do Porto

How to Cite

Aires, L., Melro, A., Correia, J., Ponte, C., & Azevedo, J. (2011). <strong>INCLUSÃO DIGITAL E PERCURSOS ESCOLARES: A APROPRIAÇÃO DOS MEDIA DIGTAIS EM GRUPOS COM BAIXOS NÍVEIS DE ESCOLARIZAÇÃO</strong>. Revista E-Curriculum, 7(2). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/6776

Issue

Section

Artigos