<strong>APROPRIAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM CONJUNTO COM SISTEMAS DIDÁTICOS BASEADOS EM PROJETOS</strong>

Autores/as

  • Vitor Malaggi Universidade de Passo Fundo
  • Juliano Tonezer da Silva Universidade de Passo Fundo
  • Adriano Canabarro Texeira Universidade de Passo Fundo

Palabras clave:

Informática na Educação – Projetos de Ensino-Aprendizagem – Tecnologias

Resumen

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a temática da apropriação educacional de recursos tecnológicos em sistemas didáticos baseados em projetos. Em específico, pretende-se pontuar algumas contribuições ao debate da utilização crítica e criativa da Informática na Educação, no que se refere à união das Tecnologias Digitais de Rede (TDR’s) e dos Objetos de Aprendizagem (OA’s) com os sistemas didáticos de Projetos de Ensino-Aprendizagem (PEA’s) e de Projetos de Aprendizagem (PA’s), respectivamente. Para tanto, além das discussões teóricas, são apresentados resultados de pesquisas empíricas de base qualitativoexploratória, realizadas com o intuito de prover dados que permitam o estabelecimento de novos processos de análise e discussão dos aspectos da temática de investigação. A partir destas pesquisas, verificou-se que as TDR’s abrigam em seu âmbito possíveis pressupostos norteadores para o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem via PEA’s, os quais se baseiam nas características intrínsecas des as tecnologias, tais como a interatividade, a lógica das redes e a emergência da cooperação e da coautoria de conhecimentos. Por fim, no que se refere à análise do uso dos PA’s em imbricação metodológica com atividades práticas de desenvolvimento de OA’s, julga-se plausível inferir a ocorrência de processos de potencialização das práticas educativas, por meio da abertura de possibilidades para a ação protagonista dos discentes na construção de conhecimentos, os quais se materializam na produção de artefatos digitais no formato de OA’s.

Biografía del autor/a

Vitor Malaggi, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Educação Bolsista do CNPq Universidade de Passo Fundo Instituto de Ciências Exatas e Geociências

Juliano Tonezer da Silva, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Informática na Educação Professor do Curso de Ciência da Computação Universidade de Passo Fundo Instituto de Ciências Exatas e Geociências

Adriano Canabarro Texeira, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Informática na Educação Professor do Curso de Ciência da Computação Universidade de Passo Fundo Institutoteixeira@upf.br de Ciências Exatas e Geociências

Número

Sección

Artigos