El ciclo de políticas como perspectiva analítica sobre la juvenilización de la “EJA” en Lajes/RN

Autores/as

  • Karina Maria da Silva Souza Prefeitura Municipal de Lajes-RN
  • Márcia Betânia de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69039

Palabras clave:

EJA, juvenilización, ciclo de políticas, CIEJA, educación inclusiva

Resumen

Este estudio, parte del Programa de Posgrado en Educación (POSEDUC) de la Universidad Estatal de Rio Grande del Norte (UERN), investiga la juvenilización de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en Lajes/RN, con enfoque en el Centro Integrado de Educación de Jóvenes y Adultos (CIEJA) Profesora Juraci Soares de Melo. El objetivo es comprender por qué un número creciente de jóvenes se está matriculando en esta modalidad educativa. La investigación aborda la juventud como una construcción social, influenciada por factores culturales e históricos (Portela, 2021; Souza, 2004). Creado originalmente para atender a estudiantes con desfase edad-grado, el CIEJA ha recibido cada vez más jóvenes, lo que plantea nuevos desafíos pedagógicos. Basándose en el enfoque del ciclo de políticas (Mainardes, 2006) y utilizando una metodología cualitativa que incluye entrevistas semiestructuradas con exalumnos, el estudio muestra que la juvenilización de la EJA en Lajes refleja tanto las deficiencias del sistema educativo regular como la necesidad urgente de políticas educativas inclusivas.

Biografía del autor/a

Karina Maria da Silva Souza, Prefeitura Municipal de Lajes-RN

Cursou as disciplinas de Prática Docente semestre 2020.2 e Tópicos Especiais em Práticas Educativas I: Educação de Jovens e Adultos no contexto do aprender por toda a vida, no semestre 2021.2,como aluna em caráter especial no mestrado em educação através do Programa de Prós Graduação em Educação - POSEDUC pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN ; Especialista em Impactos da Violência na Escola pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2017) Graduada e licenciada em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN (2013) Graduada e licenciada em Pedagogia pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR- UERN- Campus Assú (2020) Técnica em Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFRN (2012) Concluiu o curso Projeto de extensão : currículo e pesquisa na EJA os sujeitos e suas vidas nas propostas pedagógicas pela Universidade Federal do Semi Árido - UFERSA (2021) Concluiu pós graduação em nível de especialização em Mídias na Educação pela UERN (2022)concluiu curso de aperfeiçoamento Alfabetização baseada na Ciência pela Universidade do Porto através do programa AVAMEC(2022) Mestranda na linha de pesquisa Politicas e Gestão da Educação, orientanda da Professora Doutora Márcia Betânia de Oliveira POSEDUC- UERN(2023).

 

Márcia Betânia de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora Associada (PES 3-10) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, lotada no Departamento de Educação da Faculdade de Educação (Campus Central). Pós doutorado em Educação (2020-2022), Doutora em Educação (2013-2016), ambos pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Participou do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior, financiado pela CAPES (PDSE/CAPES), na Universidade do Porto/UP/PT (setembro a dezembro de 2014). Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (POSEDUC/FE/UERN). Membro do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação/CNPq. Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2008/2010). Graduada em PEDAGOGIA pela UERN (1991-1996) e Especialista em Educação, com Área Temática em Alfabetização, nesta mesma IES (1996 a 1999 ).Coordenadora da Comissão Setorial de Avaliação (COSE), da FE/UERN (2023-) Associada na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Atuou como Coordenadora Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID/UERN) (Julho de 2016 - março de 2018). Coordenou o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia/Campus Central/UERN (agosto de 2019//julho/2021) (agosto de 2016 a maio de 2018) e como vice coordenadora (de junho de 2018 a julho de 2019). Atuou (de 2009 a março de 2013) como Assessora da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG/UERN, no Setor de Cursos de Graduação, na leitura e análise de Projetos Pedagógicos de Cursos de graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Processos de alfabetização e em Formação Docente, discutindo sobre políticas de currículo, saberes docentes, práticas pedagógicas, didática. 

Citas

BALL, Stephen John; MAGUIRE Meg e BRAUN Annette Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: UEPG, 2016.

BOURDIEU, Pierre. Science de la science et réflexivité: cours du Collège de France. Paris: Raison D´agir Editions, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Documento Nacional Preparatório a VI Conferência Internacional de Educação de Adultos (VI CONFINTEA). Brasília: MEC; Goiânia: FUNAPE/UFG, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/confintea_docfinal.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar 2018. Brasília: Inep, 2018. Disponível em: notas_estatisticas_censo_escolar_2018.pdf. Acesso em: 07 jul. 2020.

BRUNEL, Carmen. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2004.

FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Tonieto; CONSALTÉR, Evandro; CENTENARO, Júnior Bufon (orgs.). Leituras sobre a pesquisa em política educacional e a teoria da atuação. Chapecó: Livrologia, 2022.

FÁVERO, Osmar. FREITAS, Marinaide A Educação de Adultos e Jovens e Adultos: Um olhar sobre o passado e o presente. Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 365-392, jul./dez. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.5216/ia.v36i2.16712. Acesso em: 07 jul. 2025

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2019.

GODOI, Stela Cristina de. Formulação teórica e pesquisa empírica nas ciências sociais: sobre os conceitos de habitus e reflexividade. Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais, n. 10/15, 2010/2011. Disponível em: file:///C:/Users/55849/Downloads/10-Artigo+8.pdf. Acesso em: 11 dez. 2023.

HADDAD, Sérgio. A participação da sociedade civil brasileira na educação de jovens e adultos e na CONFINTEA VI. Revista Brasileira de Educação, v. 14, p. 355-369, 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782009000200013. Acesso em: 20 dez. 2019.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do Ciclo de Políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NGFTXWNtTvxYtCQHCJFyhsJ/?format=pdf. Acesso em: 23 ago. 2023.

MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

PAIVA, Janne. Direito à educação de jovens e adultos: concepções e sentidos. In: Reunião Anual da ANPEd, 29., 2006. Caxambu. Reunião Anual da ANPEd: Educação, cultura e conhecimento na contemporaneidade: desafios e compromissos. Rio de Janeiro: ANPEd, 2006. p. 1-17. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT18-2553--Int.pdf. Acesso em: 07 abr. 2020.

PEREIRA, Dulcinéia de Fátima Ferreira. Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular: Histórico sobre as políticas públicas ou ausência delas. Eccos Revista Científica, v. 9, p. 53-74, 2007. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71590104. Acesso em: 22 jul. 2019.

PORTELA, Edinólia Lima. Universidade Federal do Maranhão. Juventude Juventudes: Dos Contornos sobre o Conceito às Implicações de um Programa Socioeducativa. v.14, n.3, DOSSIÊ TEMÁTICO, set./dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p474-496. Acesso em: 17 out. 2024.

POSSANI, Lourdes de Fátima Paschoaletto. Base epistemológica para a construção de Currículos Emancipatórios para a EJA, na perspectiva de políticas públicas. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 3, n.1, p. 18-26, jan./jun. 2010. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/165. Acesso em: 23 mar.2020.

RUMMERT, Sonia Maria; VENTURA, Jakeline Pereira. Políticas públicas para a educação de jovens e adultos no Brasil: a permanente (re)construção da subalternidade - considerações sobre os Programas Brasil Alfabetizado e Fazendo Escola. Educar em Revista, v. 29, p. 29-45, 2007. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602007000100004. Acesso em: 23 set. 2019.

SALES, Sandra Regina; PAIVA, Jane. As muitas invenções da EJA. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 1, p. 1-17, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v22n58.2014. Acesso em: 22 jul. 2019.

SOUZA FILHO, Alcides Alves de; CASSOL, Atenuza Pires; AMORIM, Antônio. Juvenilização da EJA e as implicações no processo de escolarização. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 29, n. 112, p. 718-737, jul./set. 2021. Disponível em: scielo.br/j/ensaio/a/4b8tWfCRNXmBxCt8CzC3chQ/?format=pdf. Acesso em: 17 out. 2024.

SOUZA, Carmem Zeli Vargas Gil. Juventude e contemporaneidade: possibilidades e limites. Ultimadécad, Santiago, v. 12, n. 20, jun. 2004. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4067/S0718-22362004000100003. Acesso em: 17 out. 2024.

Publicado

2025-07-08

Cómo citar

Souza, K. M. da S., & Oliveira, M. B. de . (2025). El ciclo de políticas como perspectiva analítica sobre la juvenilización de la “EJA” en Lajes/RN. Revista E-Curriculum, 23, e69039. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69039

Número

Sección

Edição Temática ABdC 2025 “Subjetividades e subjetivações ..."