<strong>PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO MULTICULTURAL</strong>

Autores/as

  • Luciana Santos Collier Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

curriculo multicultural, educação física escolar, cidadania, sociedade

Resumen

Um dos problemas que mais preocupa os estudiosos em educação é a elaboração da proposta curricular dos sistemas educacionais. Para pensar o currículo inevitavelmente nos remetemos a questões que envolvem a formação do cidadão que vai compor a sociedade. O contexto político hegemônico da atualidade tem influência preponderante sobre o currículo escolar que aborda valores como disciplina, obediência, persistência cooperação, tolerância, homogeneidade; visando à plenitude econômica e social. O currículo multicultural desenvolvido coletivamente nas escolas pretende exatamente combater esta hegemonia cultural e dar visibilidade aos sujeitos subalternizados pela imposição de um currículo que orienta o trabalho escolar. O presente trabalho vem a público para divulgar a prática do planejamento participativo com vistas a construir um currículo multicultural para a educação física escolar, que responda aos anseios da comunidade que frequenta a escola pública em nosso país. O planejamento participativo nas aulas de educação física escolar vem sendo praticado há seis anos no C.E. Maria Pereira das Neves em Charitas, Niterói/RJ com resultados já apresentados em alguns trabalhos científicos, inclusive em minha dissertação de mestrado.

Biografía del autor/a

Luciana Santos Collier, Universidade Federal Fluminense

Licenciatura em Educação FísicaUFRJ Especialização em Psicomotricidade UCAM Especializaçãoem Educação Física Escolar UFF Mestrado em Educação, cultura e comunicação UERJ Professora Substituta do Instituto de Educação Física da UFF

Publicado

2014-12-24

Número

Sección

Artigos