<strong>PAULO FREIRE, PEDAGOGIA CRÍTICA E AS TAREFAS DO ESTUDIOSO CRÍTICO ATIVISTA</strong>
Palabras clave:
Paulo Freire, educação crítica, contra-hegemônicoResumen
Neste artigo, olho tanto para a frente quanto para trás. Conecto uma série de argumentoschave que saíram do trabalho de Paulo Freire com as teorias recentes que têm cada vez mais causado impacto na educação crítica. No processo, examino alguns dos pontos fortes e fracos dessas novas abordagens e forneço um conjunto de critérios, tarefas que podemos usar para julgar o quão crítico dessas abordagens e seus proponentes realmente são. Uso alguns exemplos pessoais de minhas interações com a vida de Paulo Freire como uma maneira de iluminar um número dessas tarefas. Afirmo também que não existe "seguro" ou modo "neutro" de se envolver com essas tarefas e as tradições das quais elas surgiram. Elas são destinadas a ser radicalmente contra-hegemônico e elas são feitas para desafiar até mesmo como pensamos sobre e participar de movimentos contra-hegemônicos. Termino com uma pergunta específica: como podemos entender isso, se não participar de tais movimentos nós mesmos?Descargas
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.