<strong>CINCO RAZÕES PARA DIALOGAR COM PAULO FREIRE</strong>

Autores/as

  • Danilo Romeu Streck Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Palabras clave:

Paulo Freire, humanização, pensamento pedagógico, tendências

Resumen

Este artigo analisa a contribuição da obra de Paulo Freire no contexto do atual panorama pedagógico. Após identificar algumas tendências das práticas educativas, são apresentadas cinco razões pela quais o diálogo com a obra de Paulo Freire é relevante hoje. A primeira diz respeito ao postulado freiriano de que a educação tem como tarefa precípua a humanização, um tema que assume novos contornos devido aos avanços tecnológicos e às mudanças estruturais. A segunda razão aponta a “conectividade” no pensamento de Paulo Freire, sendo capaz de articular metáforas e idéias dissonantes. Como terceira razão, identifica-se em Paulo Freire um pensador de transição, tendo como pressuposto que se experimenta hoje mudanças sociais de grande impacto. A quarta razão apontada é a capacidade de Paulo Freire se reinventar no contexto das mudanças e a quinta razão trata da relação entre a largueza do escopo da obra de Paulo Freire com a profundidade de seu pensamento. Na conclusão são indicadas, a partir da própria obra de Paulo Freire, algumas observações sobre a maneira de ler sua obra.

Biografía del autor/a

Danilo Romeu Streck, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Pós doutorado na Universidade da Califórnia, Los Angeles. Professor do Programa de Pós graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)