<strong>O DEVIR TRÁGICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: ESPECULAÇÕES FILOSÓFICAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE TRAGÉDIA EM NIETZSCHE</strong>

Autores/as

  • Carlos Betlinski UFLA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Palabras clave:

formação de professores, currículo, fundamentos da educação

Resumen

RESUMO O texto faz uma abordagem da educação escolar na perspectiva trágica nietzscheana. O ofício de educador e as práticas curriculares são pensados como processos em devir e como espaços de manifestações dos impulsos dionisíaco e apolíneo. Propõe-se pensar o fazer educativo como experiência estética e acredita-se que este é o caminho para a metamorfose e fortalecimento do espírito daqueles que, a partir da vontade de potência vivem a condição trágica dos processos educativos escolares. Palavras-Chave: Filosofia da Educação, currículo, vontade de poder, devir trágico.

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Biografía del autor/a

Carlos Betlinski, UFLA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Departamento de Educação - Filosofia da educação

Publicado

2013-04-30

Cómo citar

Betlinski, C. (2013). <strong>O DEVIR TRÁGICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: ESPECULAÇÕES FILOSÓFICAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE TRAGÉDIA EM NIETZSCHE</strong>. Revista E-Curriculum, 11(1), 291–313. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/8280

Número

Sección

Artigos