<strong>A INFLUÊNCIA DE UMA EXPERIÊNCIA EM EAD NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE DE NÍVEL MÉDIO</strong>

Autores/as

  • Janara de Camargo Matos Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e Universidade Paulista - UNIP

Palabras clave:

tecnologia na educação, professores e tecnologia, ensino técnico, educação a distância

Resumen

As mudanças sociais ocorrem em ritmo acelerado, sendo especialmente visíveis no espantoso avanço das tecnologias de informação e comunicação (TIC). A integração das tecnologias à educação já não é uma opção, elas já estão no mundo, invadindo nosso cotidiano, transformando todas as dimensões da vida social e econômica, e cabe ao campo da educação explorar as potencialidades pedagógicas da melhor maneira possível. Entre os professores, a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails e uma infinidade de aparatos da modernidade provocam reações variadas. Este trabalho teve como objetivo verificar a influência do curso de pós-graduação lato sensu “Formação de Orientadores da Aprendizagem para a Educação a Distância” nas práticas pedagógicas de professores do ensino técnico profissionalizante do Centro Paula Souza. Foram realizados o levantamento bibliográfico sobre o tema para embasar o referencial teórico, e a pesquisa de campo realizada na forma de um questionário aplicado ao público-alvo via on-line. Os resultados obtidos demonstraram que o curso influenciou positivamente as práticas pedagógicas. Ocorreu um aumento da utilização da tecnologia no cotidiano pedagógico dos professores entrevistados. Este aumento foi mais significativo em determinadas mídias e TIC, como podcast, blogs, wikis e redes sociais. O trabalho ainda discutiu, com base na literatura científica, alguns dos possíveis motivos relacionados à resistência quanto a utilização das TIC pelos professores, sendo claro que tais motivos formam um conjunto complexo de fatores inter-relacionados, o qual necessita do aprofundamento nas reflexões e discussões para um melhor entendimento do fenômeno.

Biografía del autor/a

Janara de Camargo Matos, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e Universidade Paulista - UNIP

Professora de ensino técnico e de grauduação nas áreas de Saúde e Tecnologia.

Publicado

2013-04-30

Número

Sección

Artigos