<strong>A LEITURA E AS MEDIAÇÕES REALIZADAS NO CONTEXTO ESCOLAR: A BUSCA DA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS</strong>
Palabras clave:
ensino de língua portuguesa, leitura, ensino-aprendizagem da leitura, leitura escolarResumen
Esta pesquisa partiu da constatação das dificuldades no tocante à compreensão leitora por parte de alunos do ensino fundamental. Com base em Silva (1999), Martins (1994), Freire (2006), Soares (2005), Geraldi (1995), entre outros, analisamos o discurso de duas professoras de 2o ano de 2o ciclo de uma escola de referência do Recife. O objetivo era conhecer e discutir concepções e práticas no campo da leitura escolar. A análise dos dados na perspectiva do paradigma indiciário de pesquisa nos permitiu perceber que parece haver uma relação entre os desempenhos dos alunos e o modo como suas professoras concebem e praticam a leitura; concluímos também que a mediação pedagógica e o trabalho interpretativo encaminhado pelas docentes, na medida em que estão centrados na reflexão, favorecem o desenvolvimento da compreensão, da criticidade e da argumentação dos alunos, podendo ser esse um fator significativo para o sucesso da escola na avaliação institucional empreendida.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2013-04-30
Cómo citar
Oliveira, R. J. A. (2013). <strong>A LEITURA E AS MEDIAÇÕES REALIZADAS NO CONTEXTO ESCOLAR: A BUSCA DA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS</strong>. Revista E-Curriculum, 11(1), 241–269. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/8854
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.






