<strong>O SENTIDO E SIGNIFICADO SOCIOLÓGICO DE EMANCIPAÇÃO</strong>

Autores/as

  • Luiz Etevaldo da Silva Secretaria do Estado da Educação RS

Palabras clave:

contexto social, humanização, emancipação, educação, cultura

Resumen

Este texto faz uma abordagem acerca da emancipação humana, como capacidade do homem desvelar e exercer a expressividade, perceber as contradições dialéticas do contexto social, interagir criativamente nas contingências e se restituir como sujeito a todo o momento, mediante o exercício de pensar sua condição humana. Apresento a ideia do olhar emancipado, que permite possibilidades de caminhos novos, emergência de novas possibilidades e acesso a novas experiências, ampliando, desta forma, o repertório sociológico e filosófico para questionar as evidências do nosso tempo, e teço considerações sobre a educação referenciada por concepções emancipatórias, que se volta para recuperar a consciência da importância das relações entre os indivíduos de maneira humanizada, para um entendimento compartilhado do modo de ser e estar no mundo.

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Biografía del autor/a

Luiz Etevaldo da Silva, Secretaria do Estado da Educação RS

Licenciado em Estudos Sociais, Graduado em História, Especialista em Humanidades e Mestre em Educação nas Ciências.

Publicado

2014-01-21

Cómo citar

da Silva, L. E. (2014). <strong>O SENTIDO E SIGNIFICADO SOCIOLÓGICO DE EMANCIPAÇÃO</strong>. Revista E-Curriculum, 11(3), 751–765. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/8924

Número

Sección

Artigos