<strong>SISTEMA DE ANÁLISE DE INTERAÇÕES CONTINGENTES: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA PRÁTICAS INTERATIVAS EM CURSOS A DISTÂNCIA</strong>

Autores/as

  • Priscila Barros David Instituto UFC Virtual - Universidade Federal do Ceará
  • José Aires de Castro-Filho Instituto UFC Virtual - Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

Interação - Diálogo - Educação a Distância.

Resumen

Este artigo apresenta o Sistema de Análise de Interações Contingentes, como resultado de uma construção teórica envolvendo contribuições ao conceito de interação, provenientes de quatro ramos do conhecimento: a Educação a Distância, a Educação, a Psicologia e a Linguística. O sistema foi aplicado a dois fóruns de discussão com suporte na plataforma virtual SOLAR. O contexto da pesquisa foi uma disciplina de Português, ministrada na modalidade a distância, dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil. O estudo contou com a participação de 12 alunos matriculados na disciplina e seu tutor. As 75 mensagens dos dois fóruns com maior participação foram analisadas à luz das categorias que identificam a presença de interações com vistas ao aprendizado (interações contingentes). Os resultados demonstram a coerência interna do sistema e apontam algumas ações a serem adotadas por professores e estudantes, participantes de cursos a distância.

Biografía del autor/a

Priscila Barros David, Instituto UFC Virtual - Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará Professora do Instituto UFC Virtual - Universidade Federal do Ceará

José Aires de Castro-Filho, Instituto UFC Virtual - Universidade Federal do Ceará

Ph.D. em Mathematics Education pela University Of Texas At Austin Professor do Instituto UFC Virtual - Universidade Federal do Ceará

Publicado

2012-04-02

Número

Sección

Artigos