<strong>AVALIAÇÃO DO PROGRAMA “UM COMPUTADOR POR ALUNO” (PROUCA): UMA PROPOSTA INOVADORA EM POLÍTICAS PÚBLICAS</strong>
Palabras clave:
PROUCA – Avaliação – Teoria CríticaResumen
O presente artigo visa compartilhar as reflexões sobre a proposta de avaliação do Programa “Um computador por aluno” (PROUCA). A autora participou da elaboração da referida proposta como membro do Grupo de Trabalho de Avaliação com mais três especialistas designados pelo MEC/ SEED. Explicita os objetivos, princípios e grupos de trabalho que participaram da elaboração e implementação do PROUCA, situando o processo de avaliação no contexto do Programa. Discute as principais tendências internacionais em avaliação de programas explicitando, discutindo e justificando as que foram incorporadas na proposta de avaliação. Reflete sobre a opção epistemológica feita, analisando seus pressupostos como situados na teoria crítica, vinculando a concepção de avaliação na racionalidade emancipatória. Explicita o desafio de adotar, na complexidade e abrangência do PROUCA, uma concepção de avaliação crítica e transformadora e a necessária coerência na proposição de estratégias, procedimentos e instrumentos. Termina fazendo observações, ainda que iniciais, das possibilidades da proposta de avaliação do PROUCA estar no caminho da inovação em avaliação de políticas públicas na área da educação.Métricas
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Publicado
2012-04-02
Cómo citar
Cappelletti, I. F. (2012). <strong>AVALIAÇÃO DO PROGRAMA “UM COMPUTADOR POR ALUNO” (PROUCA): UMA PROPOSTA INOVADORA EM POLÍTICAS PÚBLICAS</strong>. Revista E-Curriculum, 8(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/9046
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