CONTEXTO DE INFLUÊNCIAS DAS POLITICAS CURRICULARES NO BRASIL A PARTIR DO PROCESSO DE REDEMOCRATIZAÇÃO

Autores

  • Paulo Gomes Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD
  • Mariclei Przylepa Universidade Federal da Grande Dourados [UFGD]

Palavras-chave:

Políticas Curriculares. Redemocratização. Escola no Brasil

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o quadro das Políticas Públicas para a Educação no Brasil tomando como recorte a Política Curricular a partir do processo de redemocratização do país. Para tanto, o texto preocupa-se em contextualizar o processo de formulação e implementação das políticas públicas educacionais  a partir dos anos de 1990, bem como situar as exigências curriculares correlatas. Observou-se que muito mais do que uma dimensão meramente pedagógica, condicionantes sociais, econômicos, políticos e cultuais influem com grande ênfase para a delimitação do currículo para a escola brasileira.

Biografia do Autor

Paulo Gomes Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD

PPGEdu – Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - Brasil Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE

Mariclei Przylepa, Universidade Federal da Grande Dourados [UFGD]

Mestranda em Educação PPGEDu/UFGD e coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Dourados/MS.

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Publicado

2015-09-30

Edição

Seção

Artigos