<strong>CURRÍCULO INTEGRADO E TECNOLOGIAS: CONVERGÊNCIAS NO CONTEXTO DO PROEJA</strong>

Authors

  • Jarina Rodrigues Fernandes Universidade Federal de São Carlos

Keywords:

Educação de jovens e adultos, tecnologias da Informação e comunicação, currículo integrado, PROEJA.

Abstract

O artigo apresenta resultados das atividades iniciais e intermediárias de uma investigação cujo objetivo era conhecer sentidos e compartilhar novos significados acerca da utilização do potencial estratégico das tecnologias da informação e comunicação (TIC), tendo em vista a construção do currículo integrado no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade de Educação de jovens e adultos (PROEJA). Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de intervenção, junto ao professor de Informática do curso Técnico em Qualidade, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo. Os sentidos e significados construídos apontaram para a pertinência de articular conhecimentos teóricos e práticos ao integrar  as TIC ao currículo; provocar os educandos a assumir um papel ativo no processo; repensar a relação professor-aluno e conhecer novas metodologias, bem como as práticas curriculares vivenciadas nas diversas disciplinas do próprio curso.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Jarina Rodrigues Fernandes, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação: Currículo pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo. Professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos.

Published

2014-10-07

How to Cite

Fernandes, J. R. (2014). <strong>CURRÍCULO INTEGRADO E TECNOLOGIAS: CONVERGÊNCIAS NO CONTEXTO DO PROEJA</strong>. Revista E-Curriculum, 12(2), 1212–1232. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/20194

Issue

Section

Dossiê temático: WEB CURRÍCULO