APRENDIZAGENS NA DOCÊNCIA: PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS.
  • Ana Margarida Veiga Simão Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.
  • Juliana Ribeiro Cigales Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p25-44

Palavras-chave:

Autorregulação da Aprendizagem. Formação docente. Pibid.

Resumo

Este artigo apresenta dois momentos de investigação realizados com dezoito acadêmicas do curso de Pedagogia que participaram, como bolsistas, do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Em uma das etapas do programa, foi realizada uma formação com as bolsistas, tendo como objetivos, no primeiro momento, identificar suas percepções acerca das próprias aprendizagens sobre as práticas de ensino desenvolvidas nas escolas, em decorrência da participação no Pibid; e no segundo momento, confrontar estas percepções com os depoimentos revelados na formação. Nesta ocasião, as bolsistas foram incentivadas a refletirem sobre suas práticas, alicerçadas ao construto da autorregulação da aprendizagem. A análise realizada mostrou que as pibidianas remodelaram seus discursos e práticas em relação aos registros feitos no primeiro momento. Ao estudarem o construto da autorregulação da aprendizagem, refletiram sobre suas práticas e perceberam a necessidade de investirem em estratégias autorregulatórias com as quais potencializaram suas aprendizagens e práticas de ensino realizadas nas classes de alfabetização em que atuaram.

Biografia do Autor

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas/UFPel, líder do Grupo de Estudo e Pesquisa da Aprendizagem Autorregulada – GEPAAR. Pós-doutora CAPES (Proc. n. 2583-15-1). E-mail: frisonlourdes@gmail.com

Ana Margarida Veiga Simão, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.

CICPSI - Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa. http://www.peo.psicologia.ulisboa.pt/pt/ E-mail: amsimao@psicologia.ulisboa.pt

Juliana Ribeiro Cigales, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS.

Acadêmica do 9ª semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista de Iniciação Científica. E-mail: rs-juliana@hotmail.com

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Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Artigos