O currículo da Pedagogia Waldorf e o desafio da sua atualização

Autores

  • Jonas Bach Junior Professor Adjunto de Filosofia da Educação (UFTM).
  • Melanie Gesa Mangels Guerra Núcleo de Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Waldorf (IDW).

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i3p857-878

Palavras-chave:

currículo, Pedagogia Waldorf, Steiner

Resumo

 Este artigo desenvolve um debate aberto sobre a questão da atualização do currículo da Pedagogia Waldorf, contrapondo a concepção orgânica de Steiner e as interpretações rígidas. O estudo tem uma abordagem crítica, apresenta inicialmente a fundamentação que inspirou a estruturação do currículo para, em seguida, discutir a contraposição existente entre a idealização e a realidade da aplicação dos princípios curriculares. Destaca-se a diferenciação entre as abordagens acrítica e crítica a respeito do currículo, para incluir justamente a problematização da coerência com a contextualização da prática pedagógica. Os resultados apontam para o conflito entre as posturas conservadores e progressistas, atentando para o problema do anacronismo e incentivando uma contínua construção curricular com base em pesquisa que alia a dimensão histórico-cultural do fenômeno educativo com os ideais da teoria.

Biografia do Autor

Jonas Bach Junior, Professor Adjunto de Filosofia da Educação (UFTM).

Professor e vice-coordenador do Departamento de Educação da UFTM. Pós-Doutorado em Educação (Unicamp -2015).  Doutorado em Educação (UFPR e Alanus Hochschule - 2012), com bolsa sanduíche pelo programa Capes/DAAD. Mestrado em Educação (UFPR - 2007). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (UFPR) e licenciado em Filosofia (FAERPI).

Melanie Gesa Mangels Guerra, Núcleo de Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Waldorf (IDW).

Coordenadora do Instituto de Desenvolvimento Waldorf (IDW) e do Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo. Mestranda em Educação pela FEUSP.

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Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos