INTERAÇÃO E QUESTIONAMENTO NUMA REDE SOCIAL: UM ESTUDO NO CONTEXTO DE UM ESTÁGIO PROFISSIONAL DE UM CURSO TECNOLÓGICO

Autores

  • Maria João Loureiro Departamento de Educação e Psicologia Universidade de Aveirol https://orcid.org/0000-0002-5041-8689
  • Rita Gonçalves IPSB - Colégio Frei Gil, Vagos, Aveiro, de 2005 até 2017

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p28-50

Palavras-chave:

Rede social, Interação online, Questionamento, Estágio profissional.

Resumo

A utilização de ferramentas Web 2.0 é cada vez mais usual nos dias de hoje, sendo considerada uma tecnologia ao serviço de todos para a criação e partilha de informação e a colaboração, entre outros. A sua utilização, em particular a de redes sociais, ainda é muitas vezes vista como forma de divertimento e o seu impacto educativo ainda está em aberto. Neste trabalho, de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, pretende-se mostrar que a utilização de uma rede social, integrada num Estágio Profissional de alunos do 12º ano de um Curso Tecnológico, potencia a interação e o questionamento. A rede social foi explorada para promover a entreajuda na resolução de problemas entre alunos, professora/orientadora e monitores e assim fazer um acompanhamento mais próximo dos alunos, em estágio e dispersos em várias empresas. O tipo de interação foi analisado tendo em consideração o objetivo traçado e usando a ferramenta Google Analytics. Sendo a formulação de perguntas considerada uma das componentes essenciais na resolução de problemas, fez-se a análise do tipo de perguntas efetuadas. A análise realizada sugere que, os alunos, em contextos de aprendizagem ativa, privilegiam a colaboração, interagindo através de formulação de opiniões e perguntas, emergentes dos problemas reais que surgiram no decurso do Estágio. Apesar de os resultados pouco generalizáveis, dado se ter trabalhado com  o estudo pode ser inspirador para outros autores que pretendam desenhar estratégias de ensino centradas no aluno e, portanto, um currículo mais consentâneo com as orientações da literatura. O estudo fornece ainda ferramentas utilizáveis em contextos semelhantes

Biografia do Autor

Maria João Loureiro, Departamento de Educação e Psicologia Universidade de Aveirol

Maria João Loureiro é Engenheira Electrónica e de Telecomunicação pela Universidade de Aveiro e fez uma pós-graduação na área da Informática na Educação (1987) e um doutoramento em Educação (2002) na Universidade de Mons (Bélgica). Desde 1980 até ao presente é professora da Universidade de Aveiro. A partir de 1985 é docente em departamentos da área da Educação (atualmente no Departamento de Educação e Psicologia). É membro do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Professores (CIDTFF) desde a sua criação, sendo coordenadora do Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD). As suas áreas de investigação estão relacionadas com a integração das TIC, nomeadamente no que respeita ao seu impacto no desenvolvimento de competências transversais, em vários níveis de ensino, na formação de professores e na formação pós-graduada. Mais recentemente tem trabalhado também na área das Comunidades de Prática, na Avaliação Educativa e na Supervisão da Investigação com recursos às potencialidades das TIC. Esteve envolvida em vários projetos nacionais (MINERVA, Nónio Séc. XXI, Mutare, IPEC, TIC_CT, EduPark…) e internacionais (TRENDS, Galanet, Galapro, MIRIADI, P@lmes, Eval-IC, TIBL…) sendo atualmente coordenadora do projeto RedeSIDEdu. É consultora do projeto PYDES (Pedagogía y Didáctica en la Educación Superior), UMNG, Colombia, revisora de várias revistas científicas (IRROLD, Computers & Education…) e faz parte do comité de outras (como a revista Interfaces Científicas: Educação da UNIT, Brasil). Tem vários artigos publicados em revistas de circulação internacional, como capítulos de livros e em atas de encontros científicos.

Rita Gonçalves, IPSB - Colégio Frei Gil, Vagos, Aveiro, de 2005 até 2017

Rita Gonçalves é licenciada em Informática pela Universidade de Coimbra e foi professora nesta área na IPSB - Colégio Frei Gil, Vagos, Aveiro, de 2005 até 2017. Fez a profissionalização em exercício e um mestrado em Didática, especialidade em Tecnologia, na Universidade de Aveiro. Tanto no decurso da profissionalização como no mestrado trabalhou na área da interação online e da promoção e avaliação do questionamento dos alunos. No relatório da profissionalização o contexto da investigação foi a supervisão de alunos de cursos profissionais em estágio em empresa. No mestrado desenvolveu um estudo que envolveu o questionamento dos alunos, a avaliação para a aprendizagem, nomeadamente entre pares, e escolhas profissionais conscientes. As escolhas profissionais foram analisadas através de uma Visita Virtual (que fomentou a recolha, organização, tratamento e comunicação de informação recorrendo a ferramentas da Web 2.0), um tipo de atividade exterior à sala de aula, numa disciplina de Aplicações Informáticas de um curso profissional em Informática.

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Publicado

2019-03-29

Edição

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Artigos