<strong>A RELAÇÃO DOS PROFESSORES COM O SABER EM UMA PROPOSTA CURRICULAR PADRONIZADA DE ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O “PROGRAMA LER E ESCREVER</strong>”

Autores

  • Sanny S. da Rosa Universidade Católica de Santos - São Paulo

Palavras-chave:

Relação dos professores com o saber - currículo padronizado - Programa Ler e Escrever.

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa realizada, ao longo de 2007 e 2008, em escolas de ensino fundamental da rede municipal de São Paulo no contexto do Programa Ler e Escrever e analisa a relação dos professores com os saberes dessa proposta curricular de alfabetização. Para tanto, discute aspectos do modelo de gestão adotado pela Secretaria de Educação e os pressupostos teóricos e pedagógicos do Programa, colocando em evidência algumas contradições políticas e epistemológicas dessa política pública. Em seguida, apresenta o perfil profissional e de formação das professoras alfabetizadoras e coordenadoras pedagógicas diretamente envolvidas na execução da proposta oficial, problematizando a questão da autonomia pedagógica e didática dos educadores no contexto de políticas de monitoramento e de resultados. Por fim, o artigo também expõe alguns elementos constitutivos da temática da relação dos professores com os saberes instituídos como objeto de investigação no campo da formação de professores.

Biografia do Autor

Sanny S. da Rosa, Universidade Católica de Santos - São Paulo

3205-5555 email: ssdarosa@uol.com.br

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