(DES)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE: POSSIBILIDADES E LIMITES EM TEMPOS DE TECNOLOGIAS MÓVEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1425-1446

Palavras-chave:

Formação de professores, TDIC, Práticas docentes, Ensino Fundamental.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo examinar as produções de um grupo de professores, participantes do curso de extensão Práticas Docentes no Ensino Fundamental, ao elaborarem atividades empregando recursos tecnológicos digitais, em suas aulas. Esse curso está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental, oferecido pela Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, por meio da qual buscou-se apresentar qualitativamente a efetividade do uso de dispositivos móveis conectados à internet como potencializadores dos processos de ensino e aprendizagem. Estudos como o de Cruz (2018a, 2018b); Chizzotti (2000); Silva (2016); Zabala (2010); Moreira (2012); Freire (1996); Reis (2017), Gomes (2005); Almeida (2006); Lévy (2007) e Schön (1992) fundamentaram a escolha das ferramentas digitais bem como das práticas propostas. Esse estudo permitiu compreender, por meio dos resultados obtidos que o que se colhe nos cursos de extensão pode tornar-se objeto de pesquisa para aperfeiçoar o ensino oferecido, consolidando-se um princípio legal de indissociabilidade.

Biografia do Autor

Eliana Nardelli de Camargo, Universidade Metropolitana de Santos

Possui doutorado em Educação:Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006); mestrado em Ciências da Comunicação: Jornalismo pela Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo (2002); graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1986); licenciatura em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), bacharelado em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977). Atua na Universidade Metropolitana de Santos em EaD - UNIMES Virtual - , como professora dos cursos de licenciaturas, bacharelados, tecnologias e pós-graduação lato sensu. Componente do Núcleo Docente Estruturante - NDE - do Curso de Licenciatura em Pedagogia. É coordenadora dos cursos de pós-graduação lato sensu em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior e Educação Infantil. É editora da Paidei@, Revista Científica de Educação a Distância e da Ágor@, Revista Acadêmica de Formação de Professores.

Patrícia Rodrigues Carvalho dos Reis, Rede de Ensino Novo Tempo Universidade Metropolitana de Santos

Mestrado Profissional em Práticas Docentes para o Ensino Fundamental, Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES (2017). Pós-graduação em Design Instrucional para EaD, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2010). Pós-graduação em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior, Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES (2008). Graduação em Administração de Empresas, Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES (2004).  Atua como Coordenadora de Tecnologias Educacionais no Colégio Novo Tempo e como docente nos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Metropolitana de Santos em EaD - UNIMES Virtual. 

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2020-09-28

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Artigos