EXERGAMES COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA NA CULTURA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1857-1878

Palavras-chave:

Exergames, Educação física escolar, Docência, Cultura digital, ATLAS.ti.

Resumo

A Pesquisa-Ação aqui sintetizada discute a incorporação pedagógica de exergames (EXG) nas aulas de Educação Física Escolar (EFE) de uma escola pública urbana. Contando com a colaboração de um professor do Ensino Médio, o estudo objetivou identificar e discutir ressignificações da ação docente a partir da adoção dos EXG nas aulas. A pesquisa teve como instrumentos de geração de dados observações de campo e uma entrevista semiestruturada com o professor colaborador. Com o auxílio do software ATLAS.ti, esses dados foram estruturados e submetidos a uma Análise de Conteúdo (AC). A experiência foi sinalizada como um encontro fértil entre as práticas da EFE e a cultura digital, consolidando uma participação discente maior nas aulas e uma expansão das vivências corporais na unidade curricular. As limitações identificadas foram associadas às restrições do tempo e espaço escolares para as práticas corporais e à precariedade de infraestrutura material para as aulas. Inferiu-se que, aliado à necessidade de formação continuada do professor, o processo de desenvolvimento da cultura digital escolar transcende a presença de tecnologias e precisa ser balizado por discussões éticas que favoreçam a formação da cidadania na cultura contemporânea.

Biografia do Autor

Marcio Roberto de Lima, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em seu Departamento de Ciências da Educação (Deced).

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Publicado

2020-12-16

Edição

Seção

Artigos