Os sete saberes de Edgar Morin como fundamentos epistemológicos na formação docente on-line

Autores

  • Marilda Aparecida Behrens Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Edna Liz Prigol Pontificia Universidade Católica do Paraná https://orcid.org/0000-0002-7449-6622

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e55451

Palavras-chave:

formação docente on-line, prática pedagógica, ação docente, pensamento complexo, sete saberes de Edgar Morin

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou: (i) identificar as impressões da organização e do desenvolvimento de curso on-line, por meio da coleta de indicadores sobre o processo de formação continuada; (ii) analisar as contribuições por meio dos relatos dos professores participantes de curso on-line sobre a possibilidade de os sete saberes de Edgar Morin subsidiarem o início do acolhimento do pensamento complexo na prática pedagógica. A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, envolveu a formação continuada on-line de 28 professores portugueses e brasileiros. Como suporte metodológico, utilizaram-se a netnografia e, exclusivamente, um repositório digital na web como lócus de produção de dados. Os resultados indicam que os docentes adquirem saberes teóricos e práticos ao longo da carreira, por meio de estudos, da prática pedagógica e das trocas com seus pares. Conclui-se que a mudança epistemológica no acolhimento do pensamento complexo necessita de processos de formação continuada presencial ou on-line.

Biografia do Autor

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pós-doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal, orientado pela Prof.a Dra. Ariana Cosme. Professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Edna Liz Prigol, Pontificia Universidade Católica do Paraná

Graduada em Pedagogia (Tuiuti/PR). Mestre e Doutora em Educação PUCPR.  Bolsista de estágio Pós-Doutoral (CAPES) na PUCPR. Pesquisadora no GRUPO PEFOP- PUCPR e no GEPEPECOE- UFPR.

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Publicado

2024-03-28

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Artigos