Dossiê Temático CURRÍCULO, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS CULTURAIS

Autores

  • Alípio Casali PUC-SP
  • Hildizina Norberto Dias Universidade Pedagógica de Maputo – UPM, Moçambique
  • Suely Dulce de Castilho Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p6-13

Resumo

Ideais iluministas de civilização e progresso seguem sustentando discursivamente o projeto de uma ‘civilização global’, dissimulando seu ímpeto originário de dominação monocultural. Não bastaram as resistências que os colonizadores europeus enfrentaram nas Américas, Ásia e África, desde o século XVI, e das quais saíram politicamente perdedores. Ademais, a Antropologia, desde o final do século XIX, ao mergulhar na diversidade de culturas (especialmente as de povos mais ancestrais) e revelar sua complexidade, corroborou as razões pelas quais tal projeto monocultural eurocêntrico deveria ter sido declarado violento e ilusório desde o início. Não obstante, ignorando lições da História, a intensificação da globalização, no pós-Guerra (1945), entendeu ser possível avançar o capitalismo contemporâneo mediante imposição de padrões via mercado. Mais uma vez, contradições e ambivalências se revelaram e, ao encarar as diferenças e buscar anular suas forças, o capitalismo globalizado logrou apenas diminuí-las parcialmente; em acréscimo, produziu todos os efeitos contrários, de revelação mais acentuada das mesmas diferenças e de potencialização de suas identidades, cujo vigor em pouco tempo se manifestou em protagonismos vários, no campo cultural. Não obstante seu relativo fracasso nessa iniciativa, o capitalismo contemporâneo assimilou essa imposição da diversidade, tratando inclusive de explorar suas potencialidades mercadológicas, e o resultado disso é que o tema da diversidade cultural tornou-se até mesmo discurso global das elites empenhadas na cooperação internacional e na governança global que lhes interessa. A dramaticidade desse tema certamente ajuda a explicar o notável afluxo de submissões de artigos de qualidade à publicação neste dossiê. Por essa razão, como organizadores, adotamos como parâmetro final de seleção dos quatorze artigos aqui publicados aquele único critério compatível com o próprio projeto do dossiê: o da diversidade (internacional, regional, institucional e temática). Buscamos a diversidade para falar da diversidade. Os leitores perceberão a ampla gama de contribuições ao Currículo possíveis de aflorar a partir de cada um e todos os artigos aqui publicados.

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Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Apresentação