Educação Ambiental crítica e conflitos ambientais
reflexões à luz da América Latina
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59508Palavras-chave:
colonialidade do poder, educação ambiental crítica, interdisciplinarResumo
O texto aborda a relação entre educação ambiental, em uma perspectiva teórico-crítica e os conflitos ambientais na América Latina, trazendo aportes teóricos à prática emancipatória/libertadora, interdisciplinar e antissistêmica. Na introdução, perpassa o debate sobre a educação, pensada como processo ontológico e que dialeticamente determina o metabolismo sociedade-natureza. Na sequência, desenvolve a categoria conflitos ambientais, como uma exigência do modo de produção capitalista, cujo elemento integra o processo de destruição da natureza, onde tais aspectos dos conflitos ambientais são refletidos no horizonte do processo de colonialidade do poder. Ao fim, expõe como as lutas sociais dos trabalhadores, povos originários e povos tradicionais são constituídas com vistas à libertação/emancipação, explicitando a contribuição da educação ambiental crítica nessas lutas emancipatórias.
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