<strong>REFORMAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES: ACERVOS COMPLEMENTARES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL</strong>

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul.
  • Lovani Volmer Universidade FEEVALE
  • Aline Crisleine Orso Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Ensino Fundamental - Paradidáticos - Linguagem - Letramento

Resumo

No ano de 2010, a partir de orientação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), deu-se a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos. Com essa medida legal, no intuito de atender à criança de 6 anos e ainda de configurar o currículo desses primeiros dois anos, algumas alterações fizeram-se necessárias, tanto no mobiliário quanto no que diz respeito aos materiais didáticos. Nesse sentido, o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) enviou às turmas de 1º e 2º anos das escolas públicas um conjunto de obras de cunho paradidático, denominado “acervos complementares”. Este artigo propõe-se, a partir de princípios descritivos, a apresentar as obras do acervo 1, pertencentes à área de Linguagem e Códigos. Tal estudo, oriundo do projeto “Educação, Linguagem e Práticas Leitoras II”, almeja discutir a formação do currículo com a inserção desse material paradidático, a fim de contribuir para o letramento nos anos iniciais da escolarização. O estudo dos textos sinaliza que têm níveis distintos de complexidade, permitindo a leitura autônoma ou mediada, dependendo do nível de cada estudante e que contribuem para a ampliação do currículo escolar.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul.

Doutorado em Letras pela PUC/RS Professora no PPGEd na Universidade de Caxias do Sul.

Lovani Volmer, Universidade FEEVALE

Mestrado em Letras pela UNISC/ RS Doutorando em Letras na Universidade de Caxias do Sul e Professor no Curso de Letras na Universidade FEEVALE

Aline Crisleine Orso, Universidade de Caxias do Sul

Graduação em Letras pela Universidade de Caxias do Sul Bolsista FAPREGS

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Publicado

2012-04-02

Edição

Seção

Artigos