“Daí você nasceu minha filha”: Análise discursiva crítica de uma carta ao obstetra

Autores

  • Jacqueline Fiuza Regis Universidade de Brasília, Brasil Universidade Friedrich Schiller, Alemanha
  • Viviane de Melo Resende Universidade de Brasília

Palavras-chave:

análise de discurso crítica, parto, violência obstétrica, carta ao obstetra, avaliação

Resumo

Neste artigo, parte de uma pesquisa mais ampla sobre a representação discursiva do parto, realizamos análise discursiva crítica de uma carta ao obstetra que tematiza a violência obstétrica. A justificativa para a escolha desse tema é a hospitalização do parto no Brasil, onde se observa um índice de 82% de cesarianas na rede privada, o mais alto do mundo. E a escolha do objeto justifica-se por se tratar de gênero discursivo inovador e relacionado ao movimento pró parto natural no Brasil. Partindo de categorias analíticas como avaliação, coesão, modalidade, pressuposição, intensificação, investigamos estilos no texto, considerando a construção discursiva de identidade e identificação.

Biografia do Autor

Jacqueline Fiuza Regis, Universidade de Brasília, Brasil Universidade Friedrich Schiller, Alemanha

Doutoranda em regime de cotutela entre o Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília e o Instituto de Romanística da Universidade Friedrich Schiller Jena.

Viviane de Melo Resende, Universidade de Brasília

Professora adjunta do Depto. de Linguística da Universidade de Brasília, pesquisadora e orientadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, coordenadora do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade.

Publicado

2016-08-16

Como Citar

Regis, J. F., & Resende, V. de M. (2016). “Daí você nasceu minha filha”: Análise discursiva crítica de uma carta ao obstetra. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 31(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/20138

Edição

Seção

Artigos