Vídeos Publicitários e o discurso da Tecnologia: Metáforas Verbo-Visuais

Autores

  • Rodrigo esteves de Lima-Lopes Universidade Federal da Paraíba - João Pessoa

Palavras-chave:

Multimodalidade, Vídeos Publicitários, Metáfora, Modos de Linguagem

Resumo

Este artigo discute metáforas multimodais em um corpus de vídeos publicitários. O objetivo é discutir como essas metáforas constroem o discurso de sedução do expectador por meio da facilitação e explicação de conteúdos da área técnica de informática. Essas metáforas constituem-se por um complexo sistema: além do verbal, há diversos  outros modos: como gestos, vestimenta, olhar e posição no quadro; todos encapsulados na imagem do vídeo. Resultados parecem indicar que tais metáforas servem para caracterizar produtos de uma determinada marca de computadores como superior em qualidade e facilidade de operação.

Biografia do Autor

Rodrigo esteves de Lima-Lopes, Universidade Federal da Paraíba - João Pessoa

Doutor em Linguística Aplicada - Unicamp

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

de Lima-Lopes, R. esteves. (2016). Vídeos Publicitários e o discurso da Tecnologia: Metáforas Verbo-Visuais. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 32(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/20775

Edição

Seção

Artigos