Ensino de língua estrangeira como prática translíngue: articulações com teorizações bakhtinianas

Autores

  • Cláudia Hilsdorf Rocha Universidade Estadual de Campinas
  • Ruberval Franco Maciel Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Ensino de língua estrangeira, prática translíngue, heteroglossia, pedagogia pública.

Resumo

O presente artigo discute a noção de prática translíngue, em contraposiçãoa orientações monolíngues e monolíticas, no campo do ensino de línguaestrangeira. Para tanto, são tecidas considerações sobre a noção desuperdiversidade e seus impactos nos modos de expressão e construçãode conhecimento na atualidade. As teorizações bakhtinianas, por meiodos conceitos de dialogismo e heteroglossia, são atreladas às bases dopensamento translíngue, trazendo à tona a ideia de espaço público parasustentar a importância de uma pedagogia voltada à responsabilidadesocial.

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Publicado

2015-07-01

Como Citar

Rocha, C. H., & Maciel, R. F. (2015). Ensino de língua estrangeira como prática translíngue: articulações com teorizações bakhtinianas. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 31(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26388

Edição

Seção

Artigos