A entrevista em autoconfrontação como motor para o desenvolvimento: diálogo de uma professora com sua prática

Autores

  • Flavia Fazion Universidade de São Paulo
  • Eliane Gouvêa Lousada Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

autoconfrontação, tomada de consciência, desenvolvimento.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as análises preliminares deuma entrevista em autoconfrontação simples de uma professora defrancês do estado do Paraná, que procurarão evidenciar como asituação de trabalho é percebida pela professora e como isso poderepercutir em sua atividade. Das análises do texto, pudemos observarcomo ela toma consciência de seu modo de agir, suas reações aoinesperado, sua postura corporal, as ações cristalizadas e repetidas,o que pode permitir uma melhor compreensão de sua atividade. É odar-se conta de tais processos que pode proporcionar a apropriaçãode suas práticas e, consequentemente, seu desenvolvimento.Apresentaremos o quadro teórico no qual nos baseamos, emseguida, os procedimentos metodológicos. Passaremos para asanálises parciais dos dados obtidos e, fi nalmente, as conclusões aque chegamos, que apontam para uma tomada de consciência desuas ações, o que, de acordo com Vigotski (2003), pode ser o motordo desenvolvimento.

Downloads

Como Citar

Fazion, F., & Lousada, E. G. (2016). A entrevista em autoconfrontação como motor para o desenvolvimento: diálogo de uma professora com sua prática. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 32(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26772