DIMENSÕES PERCEPTIVAS DAS ALTERAÇÕES DE QUALIDADE VOCAL E SUAS CORRELAÇÕES AOS PLANOS DA ACÚSTICA E DA FISIOLOGIA

Autores

  • Zuleica Antonia de Camargo Departamento de Lingüística/ LAEL – PUC-SP; Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição (LIAAC)
  • Sandra Madureira Departamento de Lingüística/ LAEL – PUC-SP; Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição (LIAAC)

Palavras-chave:

voz, distúrbios da voz, acústica da fala, percepção auditiva, medida da produção da fala

Resumo

O presente estudo fundamenta-se na necessidade de compreensão de mecanismos compensatórios usados por indivíduos portadores de alterações da qualidade vocal (disfonias). O objetivo foi investigar amostras de vozes com alterações da qualidade vocal por procedimentos perceptivo-auditivos (qualidade vocal e reconhecimento de fala), acústicos (análise de curto e de longo termo) e fisiológicos (eletroglotografia-EGG, videolaringoestroboscopia e videoquimografia). Do ponto de vista perceptivo-auditivo, foi destacada a validade do uso de roteiro com embasamento fonético e de teste de reconhecimento de fala. Algumas dimensões perceptivas mostraram correlações, as quais encontram respaldo nas descrições acústicas e fisiológicas. Os resultados acústicos indicaram a relevância dos eventos de longo termo e sua correspondência àqueles de curto termo. Dados de EGG revelaram correspondência aos resultados do exame otorrinolaringológico. Os resultados evidenciam a multiplicidade de manifestações clínicas descritas sob a terminologia “disfonia”, de forma a revelar as correlações entre os planos perceptivo, acústico e fisiológico da qualidade vocal.

Downloads

Como Citar

Camargo, Z. A. de, & Madureira, S. (2009). DIMENSÕES PERCEPTIVAS DAS ALTERAÇÕES DE QUALIDADE VOCAL E SUAS CORRELAÇÕES AOS PLANOS DA ACÚSTICA E DA FISIOLOGIA. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 25(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28238

Edição

Seção

Artigos