ANÁLISE CRÍTICA DE GÊNEROS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A PESQUISA DE LINGUAGEM

Autores

  • Désirée Motta-Roth LABLER-Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Análise Crítica de Gêneros, levantamento de pesquisa, linguagem e atividade, implicações para o ensino e aprendizagem de línguas

Resumo

É crescente o interesse pela análise de práticas discursivas em contextos específicos, envolvendo atividades e papéis sociais recorrentes. O conceito de gênero discursivo tem emergido como um uma ferramenta de teorização e de explanação sobre como a linguagem funciona para criar e recontextualizar interações sociais. O objetivo do presente artigo é apresentar um levantamento amplo da discussão sobre o conceito de gênero na literatura recente, especialmente em relação à delimitação, análise e interpretação da linguagem como gênero sob uma perspectiva crítica. Contribuições para as práticas pedagógicas de linguagem são apontadas, tomando por referência a Análise de Gêneros, a Análise do Discurso Crítica, a Lingüística Sistêmico-Funcional e o Interacionismo Sócio-Discursivo.

Downloads

Como Citar

Motta-Roth, D. (2008). ANÁLISE CRÍTICA DE GÊNEROS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A PESQUISA DE LINGUAGEM. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 24(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28317

Edição

Seção

Artigos