DOS GÊNEROS TEXTUAIS UTILIZADOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS

Autores

  • Odisséa Boaventura de Oliveira UFPR
  • Silvia Luiza Frateschi Trivelato

DOI:

https://doi.org/10.1590/delta.v29i2.3811

Palavras-chave:

Relatório, Artigo científico, Estágio supervisionado

Resumo

Problematiza-se nesta pesquisa os gêneros relatório e artigo científico escritos por 4 estudantes- estagiários na disciplina Prática de Ensino de Biologia, tomando-se as funções enunciativas locutor, enunciador e autor, conforme explicitadas por Orlandi (2003). Considera-se o locutor aquele que se representa como ‘eu’ no discurso; o enunciador é o que representa as ‘perspectivas que o eu assume’ no discurso e autor, quando se assume enquanto ‘produtor’ da linguagem, portanto afetado pelo contato com o social e suas coerções. A análise dos textos escritos aponta que tais gêneros não contribuíram expressivamente para manifestações subjetivas do ser e estar professor, por conta disso propõe-se a escrita de textos que levem o autor a se identificar com aquilo que escreve deixando ali suas marcas subjetivas.

Biografia do Autor

Odisséa Boaventura de Oliveira, UFPR

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação

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Como Citar

de Oliveira, O. B., & Trivelato, S. L. F. (2013). DOS GÊNEROS TEXTUAIS UTILIZADOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 29(2). https://doi.org/10.1590/delta.v29i2.3811

Edição

Seção

Artigos