ANÁLISIS FONÉMICO DEL RROMANÉS BOLOCHÓK DE CÚCUTA - COLOMBIA

Autores

  • Oscar Antonio Caballero Universidad Nacional de Colombia

DOI:

https://doi.org/10.1590/delta.v28i2.3825

Palavras-chave:

Linguística descritiva, Fonética, Fonologia, Rrom

Resumo

Pretende-se, com este trabalho, uma primeira aproximação da descrição fonológica do rromanés da comunidade cigana rrom bolochók da cidade de Cúcuta (Colômbia). Para alcançar o objetivo proposto inicialmente se apresentará, de maneira sucinta, uma aproximação das características gerais da língua e desta comunidade para, posteriormente, se iniciar a análise fonêmica que determina os fones do rromanés bolochók de Cúcuta de acordo com os parâmetros articulatórios, após os quais se estabelecerão os fonemas segmentais e suas respectivas realizações alofônicas, tendo como fundamento teórico central as regras de distinção entre os fonemas e suas variantes, propostas por Trubetzkoy. Serão apontados, posteriormente, alguns processos fonológicos regulares, apresentando-os através das regras de caráter geral, concluindo o artigo com uma proposta de alfabeto, baseada em uma escrita de tipo fonológico e na transcrição de duas variantes do relato principal da comunidade.

Biografia do Autor

Oscar Antonio Caballero, Universidad Nacional de Colombia

Doctorado en Ciencias Humanas y Sociales (Universidad Nacional de Colombia-Bogotá DC)-Estudiante Magíster en Lingüística Indoamericana (Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social-México DF) Profesional en Estudios Literarios (Pontificia Universidad Javeriana-Bogotá DC)

Publicado

2014-05-12

Como Citar

Caballero, O. A. (2014). ANÁLISIS FONÉMICO DEL RROMANÉS BOLOCHÓK DE CÚCUTA - COLOMBIA. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 28(2). https://doi.org/10.1590/delta.v28i2.3825

Edição

Seção

Artigos