UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL DO DIZER EM ARTIGOS CIENTÍFICOS DE GRADUANDOS

Autores/as

  • Medianeira Souza
  • Wellington Vieira Mendes

DOI:

https://doi.org/10.1590/delta.v28i0.19370

Palabras clave:

Transitividade, processos verbais, artigos acadêmicos

Resumen

Os processos verbais são o foco de nossa análise para investigar a forma como o dizer é construído em artigos acadêmicos produzidos por alunos de Letras, compreendendo que a representação do dizer se faz por meio desses processos, os quais materializam “vozes” que corroboram opiniões, ideias e pensamentos, ao introduzirem o discurso direto e indireto. Propomo-nos, então, a averiguar, à luz da Linguística Sistêmico-Funcional, como os graduandos em Letras se apropriam deste tipo de processo para construírem seus artigos.

Cómo citar

Souza, M., & Mendes, W. V. (2012). UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL DO DIZER EM ARTIGOS CIENTÍFICOS DE GRADUANDOS. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 28(3). https://doi.org/10.1590/delta.v28i0.19370