O MILAGRE DA LEITURA: DE SINAIS ESCRITOS A IMAGENS IMORTAIS

Autores/as

  • Rosângela Gabriel Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Régine Kolinsky Universite Libre de Bruxelles
  • José Morais Université Libre de Bruxelles

Palabras clave:

alfabetização, neurociência da leitura, linguagem oral e escrita, processos conscientes e inconscientes, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Resumen

Neste artigo, colocamos em diálogo perspectivas oriundas da Linguística, Psicologia e Educação tendo por objetivos: 1. Compreender as especificidades do processo de aprendizagem da leitura e o processamento da leitura no leitor proficiente; 2. Contribuir para que as políticas públicas voltadas à educação para a leitura, em particular o PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, possam alcançar seus objetivos, ao amparar-se em conhecimentos advindos da ciência da leitura. Investigamos duas linhas de raciocínio a fim de buscar entender porque os avanços da pesquisa em neurociência não se traduzem em uma pedagogia da leitura mais eficiente, com especial atenção ao contexto brasileiro. A primeira linha de raciocínio diz respeito aos processos conscientes e inconscientes da leitura e como a pedagogia da leitura pode ser traída pela ponta visível do iceberg; a segunda linha de raciocínio diz respeito às características compartilhadas pelas modalidades oral e escrita da linguagem e às especificidades da modalidade escrita. Se compreendermos essas especificidades, poderemos qualificar a atuação de professores e de outros profissionais, contribuindo para o imprescindível diálogo entre políticas públicas, ciência e educação.

Biografía del autor/a

Rosângela Gabriel, Universidade de Santa Cruz do Sul

Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul/RS – Brasil. Doutora em Letras / Linguística pela PUCRS. A redação do presente artigo foi realizada com o apoio da CAPES (Processo BEX 5192/14-5), durante o estágio pós-doutoral na Universidade Livre de Bruxelas - Bélgica.

 

Régine Kolinsky, Universite Libre de Bruxelles

Pesquisadora e diretora do Fonds de la Recherche Scientifique – FNRS, Belgium. Unité de Recherche en Neurosciences Cognitives (UNESCOG), Center for Research in Cognition & Neurosciences (CRCN), Université Libre de Bruxelles (ULB), Belgium.

José Morais, Université Libre de Bruxelles

Unité de Recherche en Neurosciences Cognitives (UNESCOG), Center for Research in Cognition & Neurosciences (CRCN), Université Libre de Bruxelles (ULB), Belgium.

Publicado

2017-03-14

Cómo citar

Gabriel, R., Kolinsky, R., & Morais, J. (2017). O MILAGRE DA LEITURA: DE SINAIS ESCRITOS A IMAGENS IMORTAIS. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 32(4). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26162

Número

Sección

Articulos