Aprendendo línguas estrangeiras em teletandem: Recursos e estratégias

Autores/as

  • João A. Telles UNESP – Universidade Estadual Paulista, Brazil

Palabras clave:

teletandem, aprendizagem em tandem, ensino e aprendizagem de língua estrangeira, telecolaboração.

Resumen

Teletandem é um contexto virtual, autônomo e colaborativo no qualdois falantes de línguas diferentes utilizam recursos de tecnologia VOIP(texto, voz e imagem de webcam) para ajudar o parceiro a aprender asua língua materna (ou linguagem de profi ciência). Este trabalho enfocaos processos de estudo e respostas dos alunos ao contexto do teletandem.Dados quantitativos e qualitativos de 134 estudantes universitários foramcoletados através de um questionário online. Os resultados revelam oconteúdo dos processos de aprendizagem, atividades, estratégias e recursosadotados pelos alunos. Concluímos com uma discussão crítica acerca dosresultados e levantamos implicações pedagógicas desta modalidade decontato intercultural online para aprender línguas estrangeiras.

Publicado

2015-12-01

Cómo citar

Telles, J. A. (2015). Aprendendo línguas estrangeiras em teletandem: Recursos e estratégias. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 31(3). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26398

Número

Sección

Articulos