Aprendizagem de línguas em regime de teletandem em um contexto tecnológico de educação: interações entre alunos brasileiros e alemães
Palabras clave:
Aprendizagem de línguas, Teletandem, Temas sobre o meio ambiente, Aprendizagem colaborativa.Resumen
Este trabalho apresenta dados de um estudo realizado com estudantesuniversitários brasileiros - do Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia do Estado de Goiás, Campus Goiânia, Goiás, que queriamaprender Inglês e estudantes universitários alemães - da Universidadede Worms, na Alemanha – que desejavam aprender Português. Acomunicação bilíngue intercultural foi realizada no segundo semestre de2010 e envolveu discussões sobre questões ambientais. A adoção de umaperspectiva qualitativa na análise dos dados foi obtida a partir de sessõesde conversação através de um software de webconferência conhecido comoOpenmeetings, de e-mails e de atividades escritas desenvolvidas pelosalunos. Os dados foram analisados com base na teoria sociocultural. Entre as conclusões a que chegamos, observamos que os participantes utilizaramrecursos do software para lhes auxiliar no processo de aprendizagemdas línguas, discutiram temas relativos à ciência ambiental, bem como aassuntos relacionados à sua vida pessoal e acadêmica. Quanto às línguasutilizadas, os participantes usaram inglês durante as sessões de teletandemcomo língua de ancoragem para auxiliar seus parceiros na aprendizagemdo próprio inglês e do português, bem como introduziram a língua alemãnas sessões de interação.Descargas
Publicado
2015-12-01
Cómo citar
Silva, S. V. da, & Figueiredo, F. J. Q. de. (2015). Aprendizagem de línguas em regime de teletandem em um contexto tecnológico de educação: interações entre alunos brasileiros e alemães. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 31(3). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26403
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