Teletandem entre alunos franceses e brasileiros: Algumas observações preliminares

Autores/as

  • Liliane Santos Université Lille 3, Joint Research Unit STL - CNRS, France

Palabras clave:

Português Língua Estrangeira, Aprendizagem de Línguas in Tandem, Representações Culturais e Identitárias.

Resumen

Em sua versão franco-brasileira, o projeto Teletandem Brasil reúnealunos da Universidade de Lille 3 (França) e da Unesp-Assis para umaaprendizagem online de suas línguas e culturas respectivas, com base nosprincípios de autonomia e reciprocidade. Neste trabalho, apresentaremosalgumas observações preliminares sobre a construção de representaçõesculturais pelos alunos que participaram do projeto entre 2006 e 2012,atentando para que a especifi cidade das discussões que analisamosreside no fato de que a maioria dos alunos franceses envolvidos sãoluso-descendentes de terceira geração. Analisaremos as consequênciasda introdução de uma terceira cultura em discussões que, do pontode vista estritamente linguístico, são bilaterais. Os alunos francesesfrequentemente vivem sentimentos confl ituosos com relação ao Brasile, de maneira similar, os alunos brasileiros podem se encontrar diantede sentimentos confl ituosos com relação à França e a Portugal. Nossosresultados preliminares mostram que as trocas mais proveitosas ocorremquando os alunos não desenvolvem sentimentos de superioridade ou deinferioridade com relação à sua própria identidade cultural.

Publicado

2015-12-01

Cómo citar

Santos, L. (2015). Teletandem entre alunos franceses e brasileiros: Algumas observações preliminares. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 31(3). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26406

Número

Sección

Articulos