Uma interpretação discursiva sobre o real da atividade docente no ensino superior: dificuldades e super-ações

Autores/as

  • Siderlene Muniz-Oliveira UTFPR

Palabras clave:

ensino superior, real de atividade, trabalho docente, interacionismo sociodiscursivo, Psicologia do Trabalho.

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma análise de umtexto produzido por um professor de ensino superior em que identifi camosrepresentações construídas sobre o seu trabalho efetivamente realizado apartir dos níveis enunciativo e semântico (Machado & Bronckart 2009).Seguimos o interacionismo sociodiscursivo (Bronckart 2006, 2008), queatribui ao agir e à linguagem papel fundamental no desenvolvimentohumano, e a Psicologia do Trabalho (Clot 2006, 2010) que estudamsituações de trabalho. Para a geração do texto em análise, utilizamos umprocedimento denominado instrução ao sósia com um professor experienteda área de estudos da linguagem de uma universidade pública. Comoresultado, identifi camos elementos que remetem a difi culdades para arealização de algumas atividades de trabalho, mas também a superações,evidenciado o real da atividade de trabalho do professor.

Cómo citar

Muniz-Oliveira, S. (2016). Uma interpretação discursiva sobre o real da atividade docente no ensino superior: dificuldades e super-ações. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 32(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26766