A construção/apropriação da escrita nas salas de aula da escola fundamental e nas salas de bate-papo na internet

Autores/as

  • Sérgio Roberto Costa UFJF/UNINCOR/Três Corações

Palabras clave:

escrita, escola, chat, internet

Resumen

Na escola, a criança usa um código abreviado, sincopado, em sua escrita inicial, para construir seu discurso, porque ainda não tem domínio do sistema de escritura; também, na internet, os adolescentes usam, nos chats informais, abreviações, síncopes, alongamentos, caixa alta – semelhantes à forma escrita escolar inicial. A partir dessas observações, este artigo descreve e analisa os fenômenos apontados acima, tentando explicar as possíveis semelhanças e diferenças dos dados coletados em circunstâncias e espaços enunciativos diversos, o que poderia contribuir com a compreensão dos processos cognitivos de apropriação e produção da escrita por crianças e adolescentes, destacando-se as possíveis similaridades e divergências desses fenômenos e processos.

Publicado

2016-12-14

Cómo citar

Costa, S. R. (2016). A construção/apropriação da escrita nas salas de aula da escola fundamental e nas salas de bate-papo na internet. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 22(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/30966

Número

Sección

Articulos