Do étnico ao pan-étnico: negociando e performatizando identidades indígenas

Autores/as

  • Terezinha Machado Maher Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Palabras clave:

Performatividade, professores indígenas, identidade étnica, identidade pan-étnica

Resumen

O objetivo deste texto é refl etir, com base na teoria dos atos de fala proposta por Austin em 1962, sobre os modos como um grupo de professores indígenas da Amazônia Ocidental, mais precisamente do Estado do Acre, performatizam suas identidades em interações transculturais. Interessa-me aqui focalizar, sobretudo, os modos como esses professores constroem, discursivamente, não apenas suas identidades étnicas, mas, também, seu pertencimento a um grupo que, multiétnico, compartilha um projeto político comum.

Cómo citar

Maher, T. M. (2017). Do étnico ao pan-étnico: negociando e performatizando identidades indígenas. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 32(3). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/32234

Número

Sección

Articulos